IDA Design

A partir de amanhã a cidade do Rio recebe a 2a edição da Feira de Design (IDA) que acontece paralelamente à Art Rio, no Píer Mauá. Na edição de inauguração, no ano passado, 50 mil pessoas visitaram a feira, e as expectativas deste ano são de passar esse número, com um mercado carioca que ganhou novas galerias, instituições culturais e espaços de design de lá pra cá.

 

 

A IDA é a primeira feira dedicada ao design art que acontece no Rio e exibe obras de design modernos e contemporâneos. Esse evento marca uma tendência mundial em celebrar o design art, colocando o design em um patamar que ultrapassa o conceito do utilitário e o classifica como uma verdadeira peça de arte. O Brasil tem um papel importante nesse segmento, com designers que são referencia ha quatro décadas, como os Irmãos Campana.

 

O objetivo da feira não é apenas satisfazer a demanda para uma feira de design, mas também abastecer o mercado de design colecionável com conteúdo de alta qualidade. Todas as peças selecionadas para participar da IDA seguem o critério de serem únicas ou de série limitada. As galerias participantes foram analisadas e selecionadas por um comitê de seleção composto por Zanini de Zanine, pela professora de Design da USP Maria Cecília Loschiavo, e pelos galeristas Alberto Vicente (Mercado Moderno), Elahe Beigi (Projeto D) e Sérgio Campos (Artemobília Galeria).

 

 

Além de obras expostas, acontecem também palestras imperdíveis durante a feira. Confira a programação abaixo, que contém palestrantes de peso no mercado.

 

Quinta-feira, dia 10/09

 

16h – Design autoral x design seriado: os aspectos da criação de objetos e mobiliário exclusivo – em tiragem limitada – em oposição à produção em série e industrializada. Convidados: Guto Índio da Costa, Zanini de Zanine, Leonardo Lattavo, com mediação de Daniel Kraichete.

 

 

 

Sexta-feira, dia 11/09 

14h – Criando com Mogno Africano: ABPMA- Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano. Apresentação do MOGNO AFRICANO, madeira nobre que está sendo plantada no Brasil em breve abastecerá mercados nacionais e internacionais. Convidados: Zanini de Zanine, Juliana Vasconcellos, Paulo Alves, com mediação de Patrícia Fonseca.

 

Sábado, dia 12/09

 

16h – Design Arte: Colecionar, criar e vender design. Convidados: Giorgio Bonaguro, Marcelo Vasconcelos, Richard Valansi, com mediação de Daniel Kraichete.

 

Domingo, dia 13/09

15h – Design e Tecnologia: Novos materiais e manufatura digital. Experimentação e possibilidades no desenho de mobiliário e objetos. Convidados: Jorge Lopes (prototipagem e manufatura digital), Bernardo Senna (criação com tecnologia), EM2 Design (experimentação com materiais), Matéria Brasil (materiais alternativos e inovadores), com mediação de Marcos Oliva.

 

A IDA  acontece de 10 a 13 de setembro, no Píer Mauá, a partir de 13h. A entrada custa R$30 e garante ingresso também para a feira Art Rio.