Sampa Design

De 12 a 16 de agosto, São Paulo sediará o Design Weekend (DW!), o maior festival urbano de design da América Latina, com mais de 100 eventos pela cidade. O evento promove a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, moda, gastronomia e inovação tecnológica. O lema não podia ser mais adequado:  “Design em tudo, para todos, em todos os lugares”.

 

 

Todos os anos, o DW! apresenta uma série de ações representativas e que refletem o espírito da edição. Para 2015, a programação inclui atividades artísticas, exposições, festival gastronômico, palestras e workshops.

 

 

Os principais polos do evento serão na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins, no D&D Shopping e na Paulista. Além disso, o Jockey Club será sede do Art Design Village, que servirá como QC do DW!, com grandes atrações como o Salão de Arte, a Made, Salão Design, a Feira High Design – Home & Office Expo e uma exposição em homenagem à Tomie Ohtake, com curadoria de Ricardo Ohtake, filho de Tomie.

 

 

Veja, abaixo, a lista com algumas das ações icônicas desta 4ª edição:

 

Alameda Gabriel Monteiro da Silva

A Alameda receberá um circuito de design e gastronomia, com exposições em 40 lojas, 20 food trucks de culinária internacional e oferecerá cursos de iniciação ao design, promovidos pelo Senac, com o objetivo de democratizar o tema.

 

 

Higienópolis

O IED promoverá diversas atividades, como debates com profissionais da ADP (Associação dos Designers de Produto). Os visitantes poderão também desfrutar da primeira parede de escalada do país construída com móveis.

 

Circuito DW! Metal Bike Points

Legado que ficará para a cidade após o DW!, o bicicletários foram desenvolvidos por cinco top designers: Atelier Marko Brajovic, Felipe Protti (Prototype), Gérson de Oliveira (Ovo Design), Guto Requena e Studio Superlimão. As peças serão instaladas nos principais distritos do DW! pela cidade.

 

 

Instituto Tomie Ohtake e BoomSpDesign

O ITO apresenta a Exposição Ruy Ohtake que contempla peças criadas pelo mestre da arquitetura contemporânea brasileira nos últimos dezoito anos, projetada. O arquiteto é homenageado como Designer do Ano do BOOMSPDESIGN 2015.

 

 

Baccarat e Florense apresentam Table of Greats

Com sua história ligada aos grandes designers internacionais, a Baccarat, em parceria com a Florense, realiza o projeto Table Of Greats. Com a curadoria de Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN, 12 grandes nomes da arquitetura, decoração e design nacional e internacional irão elaborar intervenções com a icônica taça Harcourt da Baccarat, que há mais de 170 anos foi confeccionada, inicialmente para Napoleão III, Casa Branca, Príncipe do Japão, Vaticano, presidência do México e Brasil, além de outros Chefes de Estado, personalidades históricas e famílias imperiais. Envolta num ambiente palaciano e suntuoso, a proposta deste projeto é criar um diálogo entre as taças originais e as versões comemorativas. As duas coleções ficarão expostas em cúpulas de vidro na Maison durante o DW. 

Local: Maison Baccarat, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690 – Jardins

 

 

 

La Lampe abre exposição ANIMA inspirada em obra de Lygia Clark

A La Lampe apresenta a exposição ANIMA, componente intrínseco de todo ser vivo, que transforma a matéria em criatura e pode ser definido como o ponto comum entre todas as obras dessa exposição. Com curadoria dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do estúdio Nada Se Leva, a La Lampe convidou um elenco inédito de artistas e designers para apresentarem peças que convidam o público a interagir de forma criativa, fazendo uso de utensílios prosaicos para rodear a imaginação com novas formas. São composições que remetem às unidades atômicas ou simples matéria transformada em poesia. São objetos como meio de reafirmar que estamos vivos e criativos. Inspirada no espírito criativo da artista Lygia Clark, o ponto de partida para a mostra é a obra Óculo, de 1968.

Local: La Lampe: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1258.

 

 

 

Artefacto promove intervenção do artista multimídia José Marton

A Artefacto realiza uma intervenção na vitrine da loja Haddock Lobo. A instalação será idealizada pelo artista multimídia José Marton. O espaço proporciona experiências lúdicas, Tanto para quem entra como para quem olha da calçada.

Local: Rua Haddock Lobo, 1.405.

 

Arnaldo Danemberg da palestra no Lounge CasaCor

Arnaldo Danemberg, antiquário e pesquisador do móvel luso-brasileiro e europeu há mais de trinta anos, palestrará sobre “O móvel histórico brasileiro do século XVII a XIX”, onde comentará sobre os aspectos gerais, as influências e as características de peças do Brasil e também de Portugal, isto é, um encontro do histórico com o moderno e o contemporâneo. Falará ainda do móvel histórico brasileiro e luso-brasileiro especialmente pesquisado pelo próprio Arnaldo no mais importantes Museus brasileiros e portugueses.

Local: 14 de agosto às 16h no Lounge CasaCor dentro do Art Design Village (Jockey Club).

 

 

 

 

O Design Weekend acontece de 12 a 16 de agosto de 2015, e a programação completa de eventos está disponível no site do evento.