A Casa Cor Rio 2015

Trabalhar em casa é cada vez mais comum e não só entre profissionais liberais, artistas ou free-lancers. Muitas empresas já incentivam seus funcionários a manter um home-office e executar suas tarefas no conforto de sua casa ao menos uma vez por semana. O A Cor da Casa mostra hoje que é justamente esse o conceito da Casa Cor Rio deste ano. O evento, que vai ocupar a recém-recuperada Villa Aymoré, na Glória, de 1º de setembro a 4 de outubro, vai mostrar cerca de 40 ambientes que têm em comum o mixed-use entre moradia e trabalho. Mas, se você pensou em home-office, esqueça. Os ambientes da Casa Cor Rio vão muito além.

A Villa Aymoré, na Glória, será o endereço da Casa Cor Rio 2015

No primeiro andar das nove casas ocupadas pelo evento, ficarão os espaços dedicados à moradia: livings, cozinhas, suítes, lofts. No segundo andar, os ambientes de trabalho. Afinal, avisam os especialistas, para que a rotina da casa não interfira no trabalho é preciso saber delimitar muito bem espaços e horários de cada um. Na Casa Cor Rio desse ano, a Villa Aymoré, que abrigará a partir de outubro apenas escritórios, vai dar boas ideias de como manter os dois ambientes num só lugar.

Detalhes da arquitetura eclética de uma das casas da Villa

Acompanhar as mudanças da sociedade sugerindo novas formas de morar não é nenhuma novidade para a Casa Cor Rio. Pelo contrário. Ao longo desses 25 anos, cada edição apresentou um tema que acompanhava as mudanças sociais do país e do mundo. Passaram pelos ambientes decorados da Casa Cor as novas formações familiares, os jovens saindo cada vez mais tarde de casa e ganhando espaços com mais privacidade; casais em quartos separados; com banheiros duplos. As mudanças econômicas que interferiram no mercado de imóveis também se fizeram presentes: seja na forma de viver em espaços cada vez mais compactos, seja com o surgimento dos lofts.


Loft de Paloma Yamagata e Bruno Rangel: um dos muitos lofts mostrados na Casa Cor 2014

E tudo isso com a mais característica marca da Casa Cor Rio: o jeito carioca de morar.