Rio Academy

O Rio Academy estreia em julho no MAM com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo.  Com o mote “Observe, Aprenda e Produza”, promete dinamizar conversações comprometidas com a busca de soluções para as grandes cidades, em especial, neste ano, o Rio de Janeiro.  Serão cinco dias de workshop com o tema: O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes.

O workshop reunirá grupos de trabalho em torno de cinco sub-temas que contemplam algumas das questões mais importantes pra cidade do Rio: Patrimônio Arquitetônico, para se repensar o Parque do Flamengo em diferentes dimensões; Mobilidade Urbana, em busca de soluções eficazes para um dos principais problemas da cidade; Urbanismo Espontâneo / Cidade Informal, examinando soluções para a integração entre o crescimento espontâneo e a malha urbana formal; Soluções Efêmeras, que irá buscar alternativas de ocupação temporária dos espaços da área portuária carioca até a conclusão do Porto Maravilha e, finalmente, Desigualdade Social / Arte Pública, para se pensar espaços de uso comum que contribuam para a democratização da cidade.

 MAM – Museu de Arte Moderna do Rio

Grandes nomes da arquitetura mundial já estão confirmados pro evento, como o Pritzker Paulo Mendes da Rocha; Reinier de Graaf (Holanda); Bjarke Ingels (Dinamarca); Alejandro Aravena (Chile), Giancarlo Mazzanti (Colômbia) e Carolina Bueno (Brasil).

Paulo Mendes da Rocha

Reinier de Graaf

Carolina Bueno

Giancarlo Mazzanti

O evento acontece no MAM – Museu de Arte Moderna, entre os dias 20 e 26 de julho, integrando o calendário dos 450 anos da cidade do Rio e dos 50 anos do Parque do Flamengo. Para fazer inscrição ou saber mais informações, visite o site do Rio Academy.