Numa só prancheta

Paisagista e arquiteto de formação, criação e vocação, Raphael Costa Bastos se lança em mais um desafio: o design de interiores. O jovem de 28 anos já participou de duas edições da Casa Cor Rio, mas agora vai entrar com tudo nesse universo. Tanto que unificou todas as suas muitas operações – que antes eram feitas em escritórios separados – num único local. O nome da empresa mudou para Costa Bastos Arquitetura & Paisagismo e a nova marca será lançada no próximo dia 10 no restaurante Duo, na Barra, com coquetel para convidados organizado pelas Patricias Mayer e Quentel, da 3Plus.

Raphael Costa Bastos

“Quis me tornar abrangente para poder desenvolver um projeto completo”, conta ele, que mesmo delegando alguns projetos para a sua equipe, não abre mão de ter o controle sobre tudo.

Na Casa Cor 2013, Raphael já uniu paisagismo com arquitetura de interiores na varanda pensada para um jovem executivo que ganhou uma parede verde com rodelas de eucalipto reaproveitado e várias espécies de plantas. 

A casa do condomínio Villagio Felicita, na Barra, ganhou um jardim com plantas variadas para ficar florido o ano inteiro.  

O novo escritório fica em Vargem Pequena, pertinho do sítio onde mora, e onde fica boa parte das mudas usadas nos projetos paisagísticos feitos em parceria com o pai, que atua na área há mais de 30 anos. Foi com o pai, que Raphael começou a trabalhar e assinou o projeto paisagístico dos 13 quilômetros de orla dos rios Sarapuí, Botas e Iguaçu na Baixada Fluminense, das vias expressas Transcarioca e Transolímpica e de dezenas de residências pela cidade.

Mas, inquieto, Raphael resolveu jogar em outras frentes. Desde 2010, é o responsável pelos projetos executivos de quadros como “Lar doce Lar” e “Todos por Um”, do Caldeirão do Huck, da Globo. E, vez por outra, ainda ajuda a adaptar e viabilizar os cenários de outras produções. É dele, por exemplo, a parte verde da favela criada dentro do Projac para servir como cenário principal da novela I Love Paraisópolis.

Confira o site de Raphael para conhecer melhor os projetos e aguarde novidades…