Os quartos de Paola

O ano era 1994. Acompanhada da mãe, Ana Teresa, uma menina de 8 anos, entra no quarto branco e se apaixona. “Mãe, eu quero esse quarto para mim. Vamos contratar essa arquiteta!”. A reação era normal. Afinal, o quarto decorado por Paola Ribeiro – o primeiro de uma série na Casa Cor Rio -, foi pensado exatamente para uma menina dessa idade. O quarto ficou lá, na belíssima casa de Sérgio Bernardes que sediou o evento daquele ano. Mas, a menina… Bem, ela cresceu e, 13 anos mais tarde, sem nem se lembrar da história que seria contada depois por sua mãe, foi trabalhar no escritório carioca de Paola. 

O croqui do Quarto Branco, de 1994

Na última semana, foi como seu braço direito que Ana viajou a São Paulo para a abertura da Casa Cor paulista que vai ter… adivinhem só? Um quarto assinado por Paola. A gente conferiu. A Suíte do Colecionador traz a marca da designer de interiores: muitas obras de arte, uma decoração luxuosa e um mix de peças contemporâneas e antigas que já vem fazendo sucesso entre quem visitou a mostra mesmo antes da abertura oficial ao público.

Suíte do Colecionador, praticidade, conforto e beleza na Casa Cor SP 2015

“O projeto foi pensado em função da praticidade e traduz um modo de viver bem contemporâneo, mas sem abrir mão do conforto”, explica Paola.

Conforto e aconchego, aliás, são a chave do sucesso dos quartos decorados pela designer de interiores autodidata. Para ela, um bom quarto deve ser confortável e ter funcionalidade. Um espaço  feito na medida do dia a dia de quem vai usá-lo.

“Lido com muitos tipos de clientes e percebo que as necessidades são cada vez mais pessoais. O importante é saber adequar o tipo de projeto ao morador”.

O estilo nem sempre é o mesmo. Na Casa Cor 2010, que aconteceu no Palacete Modesto Leal, em Laranjeiras, Paola decorou a suíte do casal e deixou a arquitetura palaciana do espaço servir como inspiração. As paredes foram ornamentadas e revestidas com papel, tecido e mármores combinados. As cortinas de veludo foram arrematadas com passamanarias. Tudo muito luxuoso.

Cama com dossel contemporâneo no loft decorado por Paola na Casa Cor Rio 2014

“Acho que esse quarto foi um marco. O pé-direito alto e o espelho, que fazia parte do acervo da casa, contribuíram para o resultado final. Durante anos, os clientes ainda me procuravam falando desse ambiente. Ficou na memória das pessoas”.

Não à toa, Paola se tornou uma referência na decoração de quartos de hotel. São mais de dois mil já entregues por toda a cidade e outros 2,5 mil que ficarão prontos até as Olimpíadas numa parceria com a rede Windsor. Paola é responsável pelos interiores de todos os hotéis da rede. Entre eles, alguns  ícones da nossa orla como o Windsor Atlântica – antigo Le Meridien -, além de Excelsior e Miramar.

Suíte do Hotel Miramar na Praia de Copacabana, apenas uma das milhares decoradas por Paola na orla carioca.