Zanine nas Américas

A feira Maison & Objet começou em Paris há vinte anos com uma fórmula simples para o sucesso: reunir duas vezes por ano os mais gabaritados nomes do mercado de decoração e design no mundo. Com isso, profissionais do mundo inteiro
eram atraídos até Paris para conhecer de perto tendências do mercado. Em 2015, a feira toma um rumo importante, inaugurando a primeira edição nas Américas. Miami foi a escolhida para sediar o evento, já que é hoje referencia de cidade voltada para a arte e o design. E já nessa primeira edição, o Brasil está em foco, já que o homenageado do ano é o designer carioca Zanini de Zanine.

Esse mérito é atribuído para apenas um designer que se destaca dos demais entre vários das Américas. Segundo os organizadores da feira, o espírito da feira é traduzido com clareza pelo trabalho de Zanine. Além disso, acreditam que ele tem o equilíbrio perfeito de uma produção artesanal de edições limitadas e produção em massa – chamado também de carpintaria contemporânea. Uma cerimônia solene acontecerá dia 13 à noite, para premiar o jovem talento, que vira a partir de então, o grande embaixador da Maison et Objet naquele ano.

Zanininho, como costuma ser chamado, é filho de outro grande designer: José Zanine Caldas. O jovem designer cresceu num ambiente de muita criatividade, já que seu pai trabalhava com grandes nomes, como Oscar Niemeyer. Uma das lições mais importantes que o filho aprendeu com o pai, foi a valorização da cultura brasileira. Com o tempo, Zanininho passou a imprimir brasilidade em seus trabalhos, especialmente no trabalho com madeira. Logo, passou também a explorar materiais sustentáveis, e pouco aproveitados pelo mercado. Tudo isso foi levado em conta pela organização da feira, que queria de fato eleger alguém que representasse um novo momento para as Américas no mundo.

Veja alguns trabalhos de Zanini de Zanine:

 

Para mais informações sobre a Maison & Objet que acontece em Miami Beach de 12- 15 de maio, no Miami Beach Convention Center, acesse o site do evento.