Milão by Paola Ribeiro

Para tentar nos aproximar o máximo possível de tudo aconteceu na semana passada em Milão durante o Salão Internacional do Móvel, o A Cor da Casa convidou alguns arquitetos cariocas que estavam por lá para serem nossos correspondentes. Quem divide hoje conosco suas impressões é Paola Ribeiro.

Costumo vir com frequência à Feira de Milão e adoro. Acho uma oportunidade incrível de vivenciar uma semana de pura inspiração. Milão vira um grande centro de design mundial com lançamentos, exposições e novidades por toda parte!

Paola Ribeiro

Três coisas me chamaram muita atenção nesta edição da feira: as cores – para todo lado se viam peças nos tons de azul petróleo e rosa antigo, em diversas tonalidades e aplicações, principalmente nos estofados; o uso do mármore, que continua em alta e pode ser visto no mobiliário das principais marcas italianas; e o uso do tressê, que tinha saído de moda e agora está forrando pufes e poltronas de marcas como Flexform, Poliform e até da tradicional Bottega Veneta.

Kartell

Bottega Veneta

Minotti

As formas geométricas, em especial o hexágono, também vêm com tudo em luminárias, mesas, cadeiras. Nas cores, vi muito dourado e cobre. Além de uma pegada industrial com ferragens em objetos.

Diesel

Cassina

Entre as tendências, percebi uma alusão ao tema espacial que aparece com aplicações em todo tipo de produto: Tom Dixon usou planetas em suas luminárias, a Moooi fez tapetes com constelações e a Diesel usou a imagem da lua em mesas de centro e pratos.

Mooi

Tom Dixon

Na segunda-feira, confira as impressões de Vera Rebello, também diretamente de Milão para o A Cor da Casa.