Milão by Duda Porto

Para tentar nos aproximar o máximo possível de tudo aconteceu na semana passada em Milão durante o Salão Internacional do Móvel, o A Cor da Casa convidou alguns arquitetos cariocas que estavam por lá para serem nossos correspondentes. Quem divide hoje conosco suas impressões é o Duda Porto.

Há quase uma década frequento Milão na época da feira, quando praticamente toda a cidade passa a respirar Design. Muitos eventos se espalham por todos os bairros, alguns já tradicionalmente conhecidos como Brera e Tortona, onde grandes marcas como a Moooi e megas instalações como o super Studio Piu, arrastam milhares de pessoas nessa época. Outras áreas vem crescendo cada vez mais, como é o caso de Lambrate, um distrito um pouco distante do centro de Milão que nos últimos anos vem se destacando com muitas instalações e artistas. Todos os pontos históricos e comerciais importantes também passa a receber instalações.

Na edição de 2015, notei muitos temas étnicos e africanos presentes. Gostei muito dos objetos nômades criados para a  Louis Vuitton expostos no Palazzo Bocconi, a marca está cada vez mais está presente no evento. Destaque para o Balanço casulo dos irmãos Campana.

Poltrona by Louis Vuitton

Balanço by Irmãos Campana

E destaque mais uma vez para o Showroom da Moooi, com seu clima já característico e que com a colaboração de vários artistas do mundo todo lançou, sua inédita marca de tapetes. Maravilhosos!

Lançamento da linha de tapetes by Moooi

Outra novidade foi que pela primeira vez o evento teve uma exposição para crianças. A “Kids Design Week” foi realizada no Museu Nacional da Ciência e Tecnologia Leonardo Da Vinci. A exposição teve como objetivo envolver as crianças na feira e dar visibilidade aos designers que criam para esse segmento. Não poderia vir em melhor hora: fui para Milão com minha esposa, que sempre trabalha junto comigo, e levamos nossos dois filhos- Caio de 9 anos e Lara de 6 anos.

Duda e Caio Porto

Os dois interagiram totalmente com o espaço, que além de uma cama gigante onde as crianças podiam fazer guerra de travesseiro, demos destaque para uma super cabana moderna Field Tend da Nico Nico feita pela parceria entre a marca e o Studio Kalon. Outra produto em destaque foi o berço Baby Rocker do design Charlie Crane para a Leko.

Duda e Lara Porto

Field Tend by Nico Nico, em parceria com Studio Kalon

Baby Rocker by Charlie Crane para Levo

Amanhã, confira as impressões de Paola Ribeiro, também diretamente de Milão para o A Cor da Casa.