Fora da Feira

A Feira de Milão começou ontem e a cidade já está a mil por hora. Além de tudo que acontece dentro dos pavilhões do Salone Internazionale del Mobile, em Rho, existe toda uma programação paralela no chamado Fuorisalone (fora dos salões). Os eventos acontecem em diversas zonas de Milão, mas principalmente em: Tortona, Brera e Lambrate. São cerca de 1,200 eventos, dentro de lojas, hotéis, restaurantes, praças públicas, museus, galerias, e por ai vai. Inclusive, tem gente que vai à Milão nessa época exclusivamente para circular pelo Fuorisalone e se contagiar pela vibração das ruas. É verdadeiramente uma experiência única, onde a cidade respira design e várias línguas são escutadas simultaneamente a cada passo dado.


O A Cor da Casa separou alguns eventos de temáticas variadas que consideramos imperdíveis para quem está vivendo este sonho essa semana em Milão. Confira!

Leonardo da Vinci no Palazzo Reale 

O número um da lista é sem dúvidas a exposição “Leonardo 1452-1519: The Design of the World”, no Palazzo Reale, como antecipamos na segunda-feira.  É a maior jamais feita na Itália sobre o mestre Leonardo da Vinci, e os curadores são os mais importantes historiadores de arte renascentista da atualidade: C. Marani e Maria Teresa Florio. A mostra exibe diversas obras primas entre desenhos, telas, manuscritos e esculturas – provenientes dos grandes museus, bibliotecas e coleções privadas internacionais.

Endereço: Piazza del Duomo, 12

filas fora do Palazzo Reale

Homenagem a Sergio Rodrigues

A mostra Tributo a Sergio Rodrigues contará com 15 móveis projetados pelo arquiteto e designer carioca, entre eles os mais icônicos, como sua primeira criação, o banco Mocho, de 1954; a poltrona Mole (Sheriff), de 1961, a cadeira Kilin, de 1973, e a poltrona Diz, de 2002. A mostra é promovida pela LinBrasil, editora licenciada de móveis projetados pelo mestre. A mostra fará parte do evento Brazil S.A., que promove coletivamente empresas e criadores brasileiros.

Endereço: Università degli Studi di Milano, à Via Festa del Perdono, 7.

Sérgio Rodrigues

Phillip Starck na Alessi

A Alessi, conhecida grife de utensílios domésticos de design, comemora as bodas de prata do icônico espremedor “Juicy Salif”, do francês Philippe Starck, criado em 1990 durante umas férias de verão do designer. Starck trouxe de volta pra casa um rascunho na borda de um guardanapo, que mais tarde virou o sucesso de vendas que o “Juicy Salif” é hoje.  Para festejar a data, a marca criou o utensílio em duas versões especiais: alumínio com revestimento em cerâmica na cor branca e bronze, com edição limitada, apenas 299 exemplares numerados.

Endereço: Alessi: Via Manzoni, 14

Juicy Salif by Philippe Starck

Festival de Food Trucks

A moda dos food trucks que já virou um must no Rio e em São Paulo, também é febre em Milão. Só que lá, convenhamos, onde é tudo feito com produtos e receitas originais italianas, e deve ser ainda mais delicioso. Uma seleção rigorosa elegeu os melhores trucks da cidade para providenciar momentos gourmets para os amantes de design que circulam pela cidade essa semana.

Endereço: Jardim interno da Via San Vittore

Kosho Ueshima

O premiado designer japonês Kosho Ueshima lança mais um de seus produtos geniais. Dessa vez, é uma escova de dentes com design de ponta, que é usada apenas com água – sem pasta de dente. O projeto é uma colaboração com a empresa Yumeshokunin Co. LTD, de Osaka, que atribui mineral nanotecnologia ao desenvolvimento de seus produtos.

Endereço: Officina 2 – Opificio 31, via Tortona 31 

A mais nova criação de Kosho Ueshima

Design 2.0

Os sérvios Vesan e Jovan Jelova, organizadores do Brand New World  apresentam a mostra “DESIGN 2.0”, em um dos mais luxuosos showrooms da cidade, o da grife DUŠAN, em um edifício histórico desenhado pelo arquiteto Giò Ponti. A exposição traz as obras da Drift, do suíço Tom Strala, Adrien Rovero, Buro Belen, Reinier Bosche, Carolina Wilcke and Ilan Garibi. O tema da exposição é: o mundo mudou e enquanto estamos conversando muita coisa está acontecendo. Um dos destaques é o Studio Appétit, da Holanda, que traz projetos onde os alimentos  são os grandes protagonistas.

Endereço: Via Antonio Zarotto, 1

by Studio Appétit

Kartell + Pucci

Mais um encontro de poderosos! Emilio Pucci e a Kartell unem forças mais uma vez e apresentam uma versão inédita da cadeira Madame, que traz as impressões do estilista dedicada às cidades que sediam o projeto Worldproject, criado para celebrar as lojas Emilio Pucci pelo mundo inteiro. A Madame está disponível em quatro estampas diferentes que retratam a Avenue Montaigne, em Paris, a Piazza di Spagna, em Roma, os arranha-céus icônicos de Nova York e agora também os bairros característicos de Shangai.

Endereço: Via Carlo Porta, 1

Poltrona Madame

Ventura Lambrate 

Esta é a 6ª edição da Ventura Lambrate, um coletivo de artistas que expõe no circuito Fuorisalone na antiga zona industrial de Lambrate. O projeto reúne jovens talentos emergentes e nomes consagrados do universo do design. A novidade, este ano, são os móveis e peças de design criados só com o uso da tecnologia, sem a interferência humana. O designer holandês Michiel van der Kley apresenta o extraordinário Project Egg, um enorme ovo de 5 x 4 x 3 metros, impresso em 3D, com a colaboração de uma centena de artistas de todo o mundo.

Endereço: Via Ventura 5

Project Egg

Acompanhe o A Cor da Casa durante a semana para ficar ainda mais por dentro da Feira de Milão. E para mais informações sobre os eventos do Fuorisalone, visite o site e acesse a programação completa.