Arte em São Paulo

Criada em 2005, a SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo – chega a sua 11ª edição consagrada como um dos mais relevantes eventos do mercado das artes no Hemisfério Sul. De amanhã a domingo, a feira vai reunir mais de 100 galerias de nove estados brasileiros e 16 outros países. São Paulo se transformará, não só com o movimento de visitantes da Feira, mas também em função da programação paralela de museus e centro culturais e das palestras e atividades realizadas no local do evento.  

Estão confirmadas 140 galerias, 83 nacionais e 57 estrangeiras. Neste ano, participarão da feira galerias de 17 países como Áustria, Alemanha, Itália, México, Portugal, África do Sul, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai. A Goodman Gallery, The Approach e a Alexander Gray Associates são três das 12 galerias que participam do evento pela primeira vez em 2015.

Além do aumento da presença estrangeira, a feira traz entre as novidades para 2015 uma programação voltada para instalações e performances. Chamado “Open Plan”, é um novo setor curado onde as obras estarão expostas sem interferência na arquitetura do 3º piso do Pavilhão. Para o uso desse espaço expositivo, o curador Jacopo Crivelli Visconti afirma ter optado “por trabalhos de dimensões grandes e um equilíbrio entre artistas mais e menos conhecidos e por obras inéditas ou reconhecidas.”

Veja abaixo um preview do que algumas galerias cariocas participantes vão levar para a SP-Arte:

Silvia Cintra + Box 4 – Nelson Leirner: “O Grande Baile”

Mul.ti.plo Espaço Arte – José Pedro Croft, “Sem Título”

Galeria Laura Marsiaj – “Na boca do azul”

Galeria Luciana Caravello

A SP-ARTE 2015 acontece entre os dias 9 e 12 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera de São Paulo. Para mais informações, visite o site e confirma a programação completa da feira.