Arte na Artefacto

A Mostra Artefacto de 2015 inaugura amanhã com toque artístico, no Casa Shopping. São 30 ambientes que abraçam o conceito da arte assinados por renomados arquitetos e decoradores do Rio. Entre o time de craques estão: Cadas, Joy Garrido, Paola Ribeiro, Duda Porto, Roselli Muller, Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge, Laura e Cristina Bezamat, Ana Luiza Jardim e Ana Lucia Jucá.

A Mostra contará com a curadoria de Sergio Gonçalves, representando ainda mais a sinergia entre a cultura brasileira e a decoração. Sergio selecionou mais de 140 obras, junto com os artistas homenageados, para serem expostas nos ambientes.  São quadros, esculturas, grafites, fotografias, instalações, vídeos…

Os 30 ambientes foram projetados em homenagem a diferentes perfis de artistas plásticos. Serão homenageados, entre muitos outros: Zezão, Marcelo Solá, Felipe Barbosa, Ascânio MMM, Almir Reis, Renan Cepeda, Rosana Ricalde, Raimundo Rodriguez, Gonçalo Ivo, Ana Durães, Antonio Bokel, Adriano de Aquino…

Durante a Mostra, serão lançados também mais de 70 novos produtos da linha 2015. O destaque é a Linha Brasília, criada em homenagem ao traço inconfundível de Oscar Niemeyer, com sofá, poltrona, cama e uma chaise. 

O CEO internacional da empresa, Paulo Bacchi, filho do fundador da Artefacto, Albino Bacch, elogia a Mostra: “Unir arte e decoração é tornar as duas mais acessíveis, de forma mais democrática e gratuita, sem perder o luxo”, diz Paulo Bacchi. 

Abaixo, um preview do que poderá ser conferido de perto a partir de amanhã, na Artefacto:

Atelier Urbano

Duda Porto homenageia Coletivo Nove Cinco

O espaço foi inspirado nos lofts nova iorquinos, que muitas vezes são utilizados como residência e estúdio dos artistas. Como em cidades grandes, o espaço muitas vezes é reduzido e necessita do máximo do aproveitamento do ambiente para que tenham múltiplas funções. Com uma atmosfera urbana das grandes metrópoles, Duda Porto utilizou elementos e texturas que pudessem aquecer o ambiente, para não se tornar um ambiente frio e sem características de uma residência. A volumetria da mesa Nepal e as tramas e materiais das poltrona Rigel e Tilt dão o movimento esperado no ambiente.

Living com Jantar

Joy Garrido homenageia Antonio Bokel

O ambiente é inspirado na casa de um colecionador de arte brasileira. A sala e o living destacam um só artista: o jovem talento Antonio Bokel. Com telas fortes, vibrantes e expressivas, o trabalho do artista em várias técnicas é destacado num ambiente de cores neutras. Foram escolhidos móveis predominantemente em madeira e fibras naturais, para dar um tom mais rustico que contrasta com as obras de arte com classe e elegância.

Loft

Paola Ribeiro homenageia Marcelo Catalano

O ambiente é um estar com um pequeno canto de escritório. O artista homenageado é o Marcelo Catalano, que também é marido de Paola. Ele fez um trabalho especial pra mostra, medindo 5,5 m X 1,10, formado por cinco telas de cores diferentes por onde perpassa uma linha que as une. Escolhemos alguns lançamentos da marca, que traduzem o olhar do design contemporâneo. Utilizamos cores neutras junto com a madeira, forrando piso, parte das paredes e teto, e criando um clima aconchegante. 

Living com Sala de Jantar

Cristina Bezamat e Laura Bezamat homenageiam Felipe Barbosa

O ambiente foi criado para um casal cujos filhos já saíram de casa. Este casal viaja muito, mas também adora receber em casa os muitos amigos colecionados ao longo da vida. Eles valorizam muito arte contemporânea e a produção intelectual e, por isso, ambos estão muito presentes no ambiente. Isto justifica a escolha predominante dos trabalhos do artista Felipe Barbosa, cujo trabalho com suportes e materiais diferentes e resultados únicos traz conteúdo ao design do ambiente e comprova a versatilidade do artista que encantou o casal. A valorização do design do mobiliário, outra característica deste casal, levou a uma seleção de peças que deu unidade ao ambiente. Esta seleção, além de incluir os lançamentos, poltrona Slank e moldura Munique, valorizou o uso de tons claros e tecidos com texturas naturais.

Espaço Conceito

Cadas homenageia Sergio Marimba 

Como o tema é arte, Cadas procurou o artista Marimba para ajudar, através de uma visão descontruída, a reproduzir um home theatre, tema do espaço. Assim foi criada uma instalação que projeta reflexos de espelhos pelo ambiente, além de ter televisões antigas sem uma imagem definida.

A Mostra 2015 inaugura amanhã, dia 28 de março, de 18h – 22h, na Artefacto do CasaShopping (Bloco K), e tem duração de 11 meses.