London’s McQueen

A primeira e maior retrospectiva de Alexandre McQueen na Europa inaugurou neste último sábado em Londres. E não poderia ser diferente, afinal, a capital britânica foi para o estilista o berço de sua criação e combustível de sua criatividade. O Victoria & Albert Museum sedia a exposição “Savage Beauty” com muito além que manequins e croquis de roupas marcantes. A mostra tem todo um lado performático que remete aos icônicos desfiles de McQueen mundo a fora.

Essa exposição teve passagem também pelo Metropolitan Museum of Art  (Met), em Nova York, onde conquistou o titulo das 10 mais visitadas na história do museu. A versão londrina da mostra não deve ser diferente, especialmente por se tratar de um estilista local com peso internacional.

A originalidade de McQueen é presente em todas as salas de visitação da mostra. Além de inovadoras, suas peças também foram revolucionárias. Seus desfiles eram aguardados como verdadeiros espetáculos.

A mistura do gótico com o romântico marca presença no ambiente, lembrando o período Vitoriano-Gótico do século XIX.

Os elementos da natureza, como flores e borboletas também estão bem presentes, principalmente na fase “jungle” do estilista.

 

O grand finale da carreira de McQueen foi sua última coleção em 2010 “Plato’s Alantis”, com os sapatos “armadillo” tão amados por Lady Gaga e a influência de símbolos de água e fundo do mar.

Um passeio pelos figurinos de McQueen é também uma retrospectiva de sua vida, dedicada a uma carreira ousada, porém sólida, no mercado internacional da moda. Até 02 de agosto, quem passa por Londres pode conferir de perto essa exposição imperdível. Lembrando que a venda de ingressos pela internet é a melhor opção para quem quer evitar as filas quilométricas já esperadas.

Para mais informações e compra de ingressos, visite o site do Victoria & Albert Museum.