Van Gogh em foco

A Fundação Van Gogh está preparando um ano inteiro de programações especiais em homenagem aos 125 de morte do artista que é mais do que ícone do pós-impressionismo. A programação está espalhadas pelos três países que remetem a Van Gogh: Holanda, país onde ele nasceu; Bélgica, onde ele começou a pintar; e França, onde ele se estabeleceu como artista.

Entre as muitas exposições retrospectivas, palestras e eventos sobre Van Gogh, o A Cor da Casa destaca aqui um projeto em especial na Holanda que vai dar o que falar na primavera. O famoso jardim de tulipas em Lisse, perto de Amsterdã, homenageará o pintor fazendo um trabalho com tulipas no formato do rosto do artista. As flores, que tanto o inspiraram durante a vida, serão agora motivo de homenagem.

Desde outubro de 2014, os jardineiros responsáveis pelo parque começaram a plantar os milhares de bulbos de tulipas que formarão o rosto de Van Gogh em uma área de 250 metros quadrados. A atividade marca o início do plantio dos cerca de sete milhões de bulbos do parque, que abrirá suas portas na primavera europeia- entre 20 de março e 17 de maio– única época do ano que o jardim fica aberto durante o ano inteiro. Em média, 800 mil visitantes passam por ali a cada primavera.

Desde então, as tulipas da variedade batizada de “Vicent van Gogh” estão sendo plantadas na Calçada da Fama do parque, ao lado de variedades que homenageiam outras celebridades. As obras de Van Gogh também vão inspirar arranjos de flores no Pavilhão Oranje Nassau.

Para ficar por dentro de toda a programação em homenagem ao artista em 2015, visite o site da Fundação Van Gogh.