Um novo skyline para Miami

Miami não é conhecida por uma arquitetura ousada, mas a arquiteta premiada Zaha Hadid quer desafiar essa noção. Seu projeto para o One Thousand Museum, arranha- céu no Biscayne Boulevard está chacoalhando o mercado imobiliário. Previsto para 2016, é o primeiro prédio da arquiteta iraniana no hemisfério ocidental. Com 215 metros de altura, 60 andares e apenas 83 apartamentos, o One Thousand Museum promete mudar eternamente o skyline de Miami.

Como o A Cor da Casa vem mostrando nos últimos anos, Miami é uma cidade em transformação e que vive um excelente momento do ponto de vista do mercado imobiliário. Outros arquitetos internacionais de peso como Sir Norman Foster, Herzog & de Meuron, Enrique Norten e Bjarke Ingels estão atualmente envolvidos em projetos importantes na cidade.

A estrutura proposta pelo escritório de Zaha é completamente diferente dos prédios no entorno. Com um espírito escultural e futurístico, como já é de se esperar de Zaha – a única mulher a ganhar o prêmio Pritzker de arquitetura – o formato está sendo chamado de “exoesqueleto”.

As exclusivas unidades já estão à venda por valores que começam em cinco milhões e podem chegar em 15 milhões de dólares. As opções de duplex, penthouse e townhouse oferecem plantas espaçosas para os futuros moradores. O prédio também oferecerá áreas comuns de dar água na boca, como um lobby seis estrelas, spa, academia de ginástica, heliporto, piscinas cobertas e externas, salão de teatro, terraço e um enorme espaço para eventos. Além disso, o térreo será aberto para espaços comerciais de alto nível como restaurantes cinco-estrelas e lojas de grife.

Desde a crise financeira em 2008, o comprador estrangeiro tem sido público-alvo de empreendimentos imobiliários. O que preocupa os corretores, é que geralmente esse público busca em Miami uma vista para o mar – algo que o One Thousand Museum não oferece. Com vista para a baía, o prédio não é atraente para quem busca um pied-à-terre no beira mar. No entanto, o outro lado da moeda –e razão da aposta de Zaha Hadid no projeto – é a localização e a planta privilegiada do prédio. De fato esse será o primeiro projeto na região de Downtown assinado por um escritório premiado internacionalmente, oferecendo aos residentes uma experiência de luxo individualizada.

Para conhecer mais detalhes sobre o One Thousand Museum, visite o site do empreendimento e não deixe de assistir o vídeo de apresentação deste arranha-céu que promete chacoalhar o skyline de Miami.