Ariba, Paris

Decoração, arquitetura e design se misturam num conceito elegantemente descrito pela feira Maison & Objet: a arte de viver. É esse o tema da feira que acontece todo ano em Paris em janeiro e setembro e que é encontro marcado para profissionais globais da área do design que querem trocar, buscar e ditar tendências para 2015. Nessa quinta, a feira inaugura em clima de festa, já que serão comemorados os 20 anos da Maison & Objet.

A organização da feira reconhece que tem muitos motivos para comemorar essa data especial. Um deles é a expansão de suas fronteiras. Há dois anos a feira passou a acontecer também em Singapura. O sucesso da edição asiática fez com que os organizadores apostassem em mais um num novo mercado. Por isso, em maio dessa ano, será lançada a Maison & Objet Americas, em Miami Beach – cidade que está em alta para os mercados de arte e design.

Roberta Queiroz, a representante da Maison & Objet no Brasil, nos adianta que o designer homenageado na edição Américas é o brasileiro Zanini de Zanine. Portanto, no primeiro dia da feira em Paris, ele estará presente no coquetel de inauguração para já entrar no clima do evento.

A cada edição a feira homenageia seis personalidade em ascensão do mundo do design, dando a eles uma chance única de se apresentar pro mundo. Dessa vez, em Paris, os selecionados foram seis escritórios de jovens designers mexicanos que estão dando o que falar. O “Hall 7” do Parc de Expositions, onde acontece a feira, será ocupado pelos mexicanos Christian Vivanco, Paul Roco, Liliana Ovalle, Studio Davidpompa, Cooperativa Panorámica and FOAM e Perla Valtierra.

Conheça um pouco do trabalho desses craques que estarão em destaque:

Christian Vivanco se inspira na história mexicana, o cotidiano mediterrâneo e na cultura japonesa voltada para a natureza.

O escritório Paul Roco, dos sócios Rodrigo Berrondo e Pablo Igartúa é especializado em trabalhos com madeira. Eles se destacam pelo equilíbrio funcional e estético das suas criações.

Liliana Ovalle trabalha temas como o “incompleto” e o “espontâneo”. Suas peças já foram expostas na Design Miami e na MoMA Store.

Roberta Queiroz sugere aos visitantes que não deixem de comprar os “books” de tendências da feira – que são imperdíveis. Eles apresentam as tendências do segmento para o ano seguinte. Além de ter uma excelente qualidade gráfica, é uma recordação fantástica para trazer de volta da feira.

A Maison & Objet Paris acontece de 23 – 27 de janeiro no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte. Para mais informações, viste o site da feira.