Inspiração: Marsala

O A Cor da Casa se inspira hoje no tom que foi selecionado pela Pantone como a “cor do ano 2015”. Desde 2000, a empresa que dita tendências, pesquisa a fundo para selecionar qual cor representa o momento presente e simboliza elementos e características desejáveis para o ano. Para 2015 a escolha foi “Marsala”, cor que na cartela da Pantone tem o código 18-1438.


A diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, responsável pela pesquisa da cor a cada ano, conta que Marsala estimula ao mesmo tempo que acolhe. Oferece estabilidade, confiança, e é sedutora. Seja na moda, no design, na decoração, ou em qualquer âmbito, traz sofisticação e elegância. A mistura do vermelho com o marrom forma uma cor robusta que pode ser bastante versátil – usada por homens e mulheres sem discriminação.

Marsala  pode ser encontrada em várias texturas. O “plush”, segundo Leatrice, está muito em alta e combina demais com a cor do ano. Camurça e couro idem. Todos ficam bonitos nesse tom terrestre e profundo, especialmente em tecidos para a casa.


Um aspecto interessante sobre Marsala é que ela estimula o apetite. É uma cor que nos lembra de um bom vinho e de temperos gostosos, e por isso é ideal para colocar na cozinha ou na sala de jantar.

Leatrice sugere que Marsala seja combinada com tons opostos na cartela de cores da Pantone. Por exemplo, fica absolutamente linda ao lado de tons frios como os metálicos, azuis ou verdes. Ao mesmo tempo também combina com perfeição com tons que também são quentes como o laranja, âmbar ou bronze.

Para saber mais sobre Marsala e os estudos feitos pela Pantone para elegê-la, assista a entrevista feita com Leatrice Eiseman, a diretora executiva do Pantone Color Institute.