Boa vitrine para o mercado de arte

Por Ângela Falcão

Heloisa Amaral Peixoto, dona da H.A.P Galeria, é uma antiga parceira da Casa Cor Rio. Faz um trabalho lindo e especial, ajudando os arquitetos a escolher as obras de arte ideais para o seu espaço no evento. Este ano, ela colaborou com vários deles. “Adoro fazer isso. Varia muito de profissional para profissional. Existem aqueles que primeiro escolhem as peças e depois criam o espaço e os que  preferem fazer a seleção no final, inspirados pelo projeto de decoração já pronto”, diz. Ela conta que Paola Ribeiro, por exemplo, foi escolhendo as obras à medida  em que montava o seu O Loft, entre as obras selecionadas por ela estão uma fotografia de João Orleans e Bragança da série Trajano e uma escultura em mármore de carrara de Nelson Félix.

Luiz Fernando Grabownsky – ele próprio, um grande colecionador – selecionou na H.A.P junto com Heloísa obras de Malu Fatorelli e Claudia Nelli, entre outros artistas, para o seu Loft com Varanda.  Para o Loft Férias em Lisboa, de Andrea Chicharo, a galerista e curadora optou por dar mais ênfase aos objetos. “Como é um ambiente quase sem paredes e cheio de luz escolhemos peças do Barrão, Manfredo de Souzanetto,  Bordalo Pinheiro e Nelson Felix”, explica.

Já com Izabela Lessa, Heloísa lembra que a escolha das obras teve início antes mesmo da arquiteta desenhar o seu Loft  do Casa Cosmopolita. “Ela foi me mostrando a evolução da planta e fomos selecionando as obras. Mas nossa ideia, desde o começo, foi usar pinturas sob vidro”, conta. Entre as peças  eleitas pela dupla estão pinturas de Claudia Melli, fotos de Claudia Jaguaribe e múltiplos de Antonio Manuel.

“A Casa Cor Rio é uma ótima vitrine para quem trabalha com mercado de arte. É fascinante ver a obra inserida dentro de um espaço, dentro de um projeto criado para um personagem específico. A escolha se dá muito também em função desse personagem.  Você pode ter a televisão de última geração, a cama que tem mil e uma funções e tudo de bom que a tecnologia pode oferecer.  Mas a obra de arte continua tendo um papel importante dentro da arquitetura, ela tem a função de humanizar o ambiente”, conclui.

Objeto do Barrão no Loft Férias em Lisboa

 

Obra de Claudia Melli

Escultura de Nelson Feliz no O Loft

 

Objeto de Tunga no Loft com Varanda

 

Heloisa Amaral Peixoto na H.A.P Galeria