On Fire

Londres é uma cidade que está sempre se transformando. Debaixo de cada edifício contemporâneo, há um tijolo com muitas historias para serem contadas. Prova disso é o point que está agitando celebridades, fashionistas e curiosos de plantão. O que um dia foi a Marylebone Fire Station, uma tradicional sede do corpo de bombeiros londrino, hoje é o restaurante Chiltern Firehouse. O edifício, tombado pela rainha, não sofreu alterações. Quem procura o restaurante, encontra um prédio de tijolos vermelhos no estilo vitoriano-gótico.

Inaugurado em fevereiro desse ano, é considerado um dos mais difíceis de se conseguir uma reserva – isto é: a não ser que seu nome esteja impresso na Calçada da Fama em Hollywood. Afinal, Kate Moss, Cara Delevigne e David Beckham são apenas alguns dos que declararam paixão pelo local.

A cozinha é comandada por Nuno Mendes, chef português que trabalhou no elBulli, que foi considerado o melhor restaurante do mundo. O enxuto cardápio é composto por pratos leves porém elaborados, com inspiração na culinária do Pacífico e do Mediterrâneo.

Por trás desse sucesso está ninguém menos que Andre Balazs, um dos hoteleiros e restauranteurs mais badalados da praça. São dele também os hotéis Standard (NY, LA, Miami) e Mercer (NY). Inclusive, no mesmo edifício, funciona um hotel-butique de poucos quartos, que leva o mesmo nome do restaurante.

Balazs convidou o Studio KO de Paris para assinar o projeto de interiores. Com uma grande cozinha aberta e muitos elementos caseiros, o ambiente é aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado. Mesas de mármore, samambaias no lugar de flores, e luminárias ultra-contemporâneas, são algumas das surpresas encontradas por lá. Os arquitetos brincaram com a ideia do corpo de bombeiros, mantendo elementos rústicos como tijolos e a cor vermelha na decoração. Deixaram inclusive um dos mastros do antigo estabelecimento para os sortudos que sentam na mesa 6.

Para fazer, ou pelo menos tentar, uma reserva no Chiltern Firehouse, só resta a nós mortais mandar um e-mail para restaurant@chilternfirehouse.com ou ligar no 02070737676. O restaurante fica na 1 Chiltern Street, Marylebone, Londres.