Design em foco

A segunda edição da Semana Design Rio, promovida pelo GLOBO, começa na semana que vem. Palestras, oficinas, exposições e bate-papos acontecerão entre os dias 5 e 9 de novembro, e a expectativa é que 15 mil pessoas compareçam – cinco mil visitantes a mais que na primeira edição. Palestrantes nacionais e internacionais vão compor mesas-redondas e contar suas experiências nos painéis de debates.

O design será destrinchado em várias facetas, e a cada dia um tema será abordado. Na quarta, dia 5 de novembro, será o dia de falar sobre Design e Comunicação; na quinta, o tema será Design e Inovação; na sexta, toda a programação vai tratar de Design e Estratégia; no sábado, será a vez de debater o Design e a Cidade, e no domingo o tema é Design Social.

Apesar da sede ser no Jockey Club, o evento ampliará suas fronteiras e espalhará design e criatividade por toda a cidade, como acontece em feiras famosas pelo mundo, como a de Milão. O público terá a oportunidade de percorrer quatro áreas chamadas de “distritos criativos”, que vão oferecer atividades criadas exclusivamente para o evento.

Ipanema

Em Ipanema, lojas de mobiliário e decoração de interiores vão abrir as portas para apresentar suas novidades. Como por exemplo a loja Novo Ambiente, que vai lançar o banco Bigorna, elaborado por Zanini de Zanine, e a LZ Studio que fará um “garage sale” durante a Semana Design Rio.

Banco Bigorna, by Zanine de Zanine

Porto Maravilha

Nem todos sabem que a área do porto, que está sendo revitalizada, vem sendo ocupada por dezenas de escritórios da indústria criativa, como designers, arquitetos e estilistas. Essa será uma ótima oportunidade para conhecer as novidades da região através de bate-papos com designers e atividades lúdicas e ao ar livre. Quem gostar de bicicleta, por exemplo, poderá aproveitar o tour sobre pedais. Um designer e um professor de geografia vão, em duas rodas, apresentar a área, destacando as joias arquitetônicas, como o Cais do Valongo. Quem prefere ouvir histórias regadas a uma boa cerveja pode optar pelo circuito de Bar em Bar, uma visita guiada às principais atrações etílicas do Porto. Além disso, um circuito de gastronomia e compras vai animar ainda mais a região durante o evento.

Fábrica Bhering

Durante a semana, o efervescente espaço de 15 mil metros vai investir em comida, diversão e arte. Exposições ocuparão espaços livres, e pelos andares, artistas vão receber o público em seus ateliês. Um longe de gastronomia, com uma queijaria da Serra, um restaurante e um café, serão instalados para dar ainda mais graça.

Lavradio-Tiradentes

Além dos tradicionais antiquários da Rua do Lavradio, a região vai oferecer uma volta completa ao passado, mas com um toque de modernidade. O Coletivo Norte Comum, por exemplo, vai resgatar a memória do happening “Bandeiras na Praça General Osório”, que aconteceu em 1968 e tinha entre seus exemplares a famosa bandeira de Hélio Oiticica com a inscrição “Seja marginal, seja herói”. Já quem gosta de botar a mão na massa poderá visitar o Solar Visconde do Rio Seco, que está sendo restaurado para sediar em seguida o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro do Sebrae. Além disso, os restaurantes da Rua do Lavradio e entorno estão criando pratos com sabor e preços especiais para o evento.

Confira a programação completa da Semana Design Rio e fique por dentro de todas as atividades in & off  Jockey!