Alta Cultura

Reinhold Messner é um homem que sonha, e sonha alto. O italiano é um dos alpinistas mais conhecidos do mundo, e foi primeiro homem a escalar o Everest sem auxilio de oxigênio. Hoje é dono da rede de museus Messner Mountain Museums (MMM) que contam a história do alpinismo e exploram temas relacionados ao montanhismo. Localizados nos alpes de Bolzano, uma província autônoma italiana, os cinco museus atraem visitantes do mundo inteiro. E com a notícia de que o sexto museu, que está em fase de construção, será assinado por Zaha Hadid, a rede anda mais badalada do que nunca.

Reinhold Messner

O novo museu será embutido em Plan de Corones, nos alpes, e terá uma vista de 240 graus para as Dolomitas, Alpes de Zillertal e para a Geleira de Marmolada. Com mil metros quadrados, o espaço foi concebido de acordo com a geologia e topografia do local onde é situado. O foco do museu será o alpinismo, com destaque aos objetos e fotos do arquivo de Reinold Messner. Além disso, exposições temporária também estão previstas.



projeto Zaha Hadid (3D)

O projeto contempla muita luz natural e uma disposição de labirinto, para fazer a experiência de visitação a mais próxima a um passeio pelas montanhas. Uma rampa conecta os espaços de exposição e cria uma dinâmica interessante para a visitação e circulação do museu – que está previsto para inaugurar ainda este ano.

projeto Zaha Hadid (3D)

Cada um dos museus pensados por Mesnner tem um tema a ser explorado. O MMM Firmian, no Castelo de Sigmundskron, concentra na relação do homem com a montanha. O MMM Juval, em  Burggrafenamt, explora a magia das montanhas, como foco no contexto místico que as envolve. Já o MMM Dolomitas, tem uma vista de 360 graus para as redondezas, ( e que é conhecido como “museu nas nuvens”), exibe uma infinidade de pedras e conta a historia da formação daquela cadeia montanhosa.  O MMM Ortles em Sulden, dedica-se ao gelo, e é localizado 1900 metros abaixo da superfície. Finalmente o MMM Ripa, no Castelo de Bruneck em Tirol do Sul, dedica-se ao estudo dos povos das montanhas da Ásia, África, América do Sul e Europa, com foco na cultura, religião e atividades turísticas de cada um.

MMM Ortles

MMM Firmian

MMM Dolomites

 Para saber mais sobre o projeto de Zaha Hadid visite o site da arquiteta, e para conhecer mais a fundo o projeto do Messner Museum, visite o site da fundação do museu.