Cultura na praia

O mundo se reúne na praia de Copacabana essa semana para ficar por dentro das novidades globais, e conhecer histórias daqueles que estão contribuindo para fazer do planeta um lugar melhor para se viver. A ocasião é mais que especial: é o primeiro TED Global na América do Sul. Antes, apenas os TEDx (eventos independentes, organizados pela comunidade local) já tinham passado por aqui.

Não é todo mundo que sabe o que de fato significa TED: três letrinhas que juntas viraram sinônimo de conferências internacionais feitas por pessoas que são no mínimo “VIP’s”. Tecnologia, Entretenimento e Design. Palestras desses três segmentos estão acontecendo nesse exato momento, na praia de Copa. E é esse D de design que nos interessa, particularmente.


O A Cor da Casa seleciona as quatro conferências que precisam estar no radar de quem curte arte, design, urbanismo e arquitetura:

Seção 5: “Urban Canvas”- quarta-feira, dia 08 de outubro, de 11h30 às 13h20

Destaques:

Robert Muggah  – especialista em megacidades

Robert Muggah cria ferramentas para entendermos os ciclos de violência em ambientes urbanos e promove debates sobre como combater isso globalmente. Por que as cidades são tão violentas e frágeis? Por que os conflitos dentro das nações estão substituindo conflitos entre elas? Quais estratégias podem ser usadas para reduzir a violência? São essas algumas questões do interesse de Muggah. Como diretor do Instituto Igarapé, e em colaboração com o Instituto de Pesquisa pela Paz de Oslo, ele desenvolveu maneiras para que cidadãos possam agregar e compreender dados como mapeamento de armas de fogo.

Su Yunsheng – urbanista

Su Yunsheng, engenheiro-chefe do Shanghai Tongji Urban Planning & Design Institute, é a prova viva de que a velocidade não compromete a eficiência. O urbanista vem criando um planejamento sustentável para as cidades em expansão na China. Seu objetivo é sempre ter um olhar holístico para com a cidade, equilibrando o desejo de designers, construtoras, políticos e cidadãos para criar espaços inteligentes e sustentáveis. Sua aposta para isso tudo é simples: tecnologia.

Seção 10: “Lateral Action”- quinta-feira, 09 de outubro de 17h15 às 19h

Destaques:

Vik Muniz

Vik Muniz foi um dos poucos brasileiros convidados a participar desse primeiro TED na América do Sul. Seu trabalho usando materiais inesperados para criar arte encanta espectadores do mundo inteiro. Seja com chocolate, café, confetti ou lixo, o artista comunica com clareza e objetividade – como fez em seu premiado documentário “Wasteland”. Ele explora com gosto o tema da representação, e provoca o espectador a pensar no que significa o “ver”, e como nossos preconceitos podem colorir cada experiência.

 

Alejandro Aravena – arquiteto urbano

O arquiteto chileno Alejandro Aravena vê espaço e flexibilidade em moradia popular, clareza na escassez econômica e maneiras de reconstruir situações de desastres naturais. No decorrer de sua carreira explorou muito esse tema da cidade como “faca de dois gumes”. Ao mesmo tempo que ela atrai pessoas, sabedoria, desenvolvimento e oportunidades, uma cidade também concentra uma quantidade incrível de pobreza e pressão social. Por isso, criou um escritório em Santiago do Chile onde atua tanto na área da arquitetura social como comercial. Entre seus projetos mais conhecidos estão a Universidade Católica de San Joaquin, o Parque Metropolitano de Santiago, e seu trabalho criando moradias populares para famílias de baixa renda no subúrbio da cidade.

Alguns espaços públicos fora do auditório na praia de Copacabana, como a Biblioteca Parque Estadual, no Centro, a Escola Politécnica da UFRJ e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, vão exibir as palestras durante a semana em telões. Além disso, as conferências do TED Global South ficarão disponíveis online poucas horas depois de acontecerem ao vivo.