Brasil no topo

Dois entre os vinte e cinco melhores museus do mundo são brasileiros, de acordo com o  TripAdvisor. O site americano de viagens divulga a cada o “Traveler’s Choice”: ranking  que reconhece os melhores museus de acordo com a opinião dos 280 milhões usuários mensais do site. No total, 509 museus foram classificados. Os brasileiros que ganharam esse merecido destaque foram o Instituto Ricardo Brennand, no Recife (PE), em 17o lugar, e o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), em 19o lugar. Em primeiro lugar do ranking, está o Art Institute of Chicago, nos EUA.

A seleção dos museus brasileiros surpreendeu a todos por não estarem no eixo cultural Rio-São Paulo. O museu recifense, inclusive, está avaliado acima do Louvre!

Para quem não conhece, o Instituto Ricardo Brennand  é sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval no Recife, circundado por um enorme parque e composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria. Como o nome indica, o fundador do museu é o empresário e colecionador de arte Ricardo Brennand – pernambucano de ascendência inglesa. O museu se destaca por possuir obras importantes do período colonial e Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post.

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea no Brasil, e considerado o maior centro de arte ao ar livre na América Latina. Localizado em Brumadinho, uma pequena cidade mineira próxima de Belo Horizonte, o instituto foi fundado para abrigar a coleção do empresário mineiro Bernardo Paz. Obras de Cildo Meireles, Tunga, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Vik Muniz e Ernesto Neto, são expostas em galerias ou a céu aberto, dentro de um enorme jardim botânico.

O primeiro colocado no ranking, o Art Institute of Chicago, tem uma das mais notáveis coleções de obras impressionistas do mundo. São mais de 30 quadros de Claude Monet, e importantes obras de Van Gogh, Renoir, Matisse, Cézanne e Toulouse-Lautrec. É o segundo maior museu dos Estados Unidos, perdendo apenas para o Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

Para conhecer os outros museus que estão no ranking dos 25 melhores do mundo, visite o site do TripAdvisor.