Cidades & H2O

Desde 2011, o Arq. Futuro vem se consolidando como ativa plataforma de debates em arquitetura e urbanismo, trazendo experts internacionais do ramo para fóruns no Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta próxima edição, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro em São Paulo, o tema abordado será a água, ampliando assim a temática do Arq. Futuro para outros campos indispensáveis à qualificação do espaço urbano. Nesta versão ampliada, o evento reunirá arquitetos, urbanistas, gestores públicos e privados, agentes de inovação, representantes do mundo corporativo e da sociedade civil para discutir, por diferentes ângulos e experiências, manejo e gestão de recursos hídricos, visando o bem-estar de milhões de cidadãos e o desenvolvimento urbano sustentável.

Como lidar com a constatação de que a água, essencial à vida, é recurso esgotável, porém reutilizável? Como fazer com que as nossas cidades se estruturem para evitar os elevados índices de perda hídrica? Qual a reação das empresas globais diante da perspectiva de um “mundo sem água”? Que produtos e sistemas têm surgido para enfrentar a escassez hídrica? Como mudar hábitos cotidianos e engajar toda a sociedade numa causa vital?

E para inaugurar esse importante – e atual – debate, o arquiteto japonês Shigeru Ban, vencedor do  Pritzker Prize de 2014, fará a palestra inaugural do fórum: “A Cidade e a Água”. Pioneiro no uso de papel reciclado e tecido em projetos arquitetônicos, ele combina a tradição construtiva oriental com desafios contemporâneos, incluindo as situações de emergência, a reconstrução de áreas devastadas e a recuperação urbanística. Professor da Universidade de Kyoto, Shigeru Ban desenvolve atualmente projeto para parques nacionais da Amazônia, a convite do Ministério do Meio Ambiente. 

Arquiteto japonês Shigeru Ban

Além dele, o Arq. Futuro receberá os arquitetos Lars Krückeberg e Tim Duggan, da “Make it Right”, fundação criada pelo ator Brad Pitt para levar moradia às vítimas do Katrina; o urbanista Liu Thai Ker, diretor do Centre for Liveable Cities, de Singapura; o cientista indiano Aswhin Mahesh, especialista em planejamento urbano; e o premiado fotógrafo brasileiro Caio Reisenwitz.

New Orleans, após a intervenção da fundação “Make it Right”

Outro nome de destaque na programação, o arquiteto americano Alexandros Washburn traz a debate o seu envolvimento com resiliência urbana, particularmente a partir dos momentos críticos de Nova York e região, em decorrência das enchentes após a passagem do furacão Sandy, em 2012. Autor do livro The Nature of Urban Design, Washburn atuou no Departamento de Planejamento Urbano de Nova York, na administração do prefeito Michael Bloomberg.

Arquiteto americano Alexandros Washburn

O Arq. Futuro acontece nos dias 23 e 24 de setembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Para participar, basta se inscrever gratuitamente através do site do evento.