Design com arte

Juntar a arte ao design pode não ser uma novidade. Mas que é um casamento certeiro, não nos deixa dúvidas. Com isso em mente, Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Luiz Calainho – os nomes por trás da da ArtRio- decidiram abrir um espaço dedicado exclusivamente ao design de ponta, a IDA, durante a feira. Afinal, o apreciador de arte também busca um diferencial aliado a usabilidade de um móvel ou objeto. Especialmente quando se trata de uma peça com materiais inovadores e arrojados, que dialogam com o espaço onde estão situados.

Durante a ArtRio, que acontece de amanhã à domingo no Píer Mauá, o Armazém 5 sediará a primeira edição da IDA, Exposição Internacional de Design e Arte. Um dos principais nomes do nosso design, Sergio Rodrigues, morto na semana passada, será o grande homenageado da feira. A homenagem já estava sendo programada há dois meses e contou com a participação do próprio na organização. É que a feira foi escolhida para apresentar os protótipos da linha Adolpho, peças criadas por Sergio para o amigo Adolpho Bloch, em 1991, e que agora serão reeditadas pela Etel numa série limitada.

Nesse espaço de 1.800 metros quadrados,  600 a 800 peças exclusivas, seriadas e numeradas serão expostas. Nomes como Abraham Palatnik, Antonio Bernardo, Alê Jordão, Oswaldo Bratke, Jacqueline Terpins e Zanine de Zanine, são alguns dos vinte designers que apresentarão seus trabalhos no local.

by Zanine de Zanine

by Alê Jordão

by Abraham Palatinik

Além disso, serão realizados debates, palestras e lançamentos de móveis, objetos e livros na IDA. Na quinta-feira, o primeiro bate-papo reúne os designers Rodrigo Almeida, Jaqueline Terpins e Hugo França, que conversam com a crítica de design Maria Cecilia Loschiavo. Na sexta-feira, os participantes são: o artista plástico Carlos Vergara, o curador Marcelo Vasconcelos (da MEMO Brasil), o designer Zanini de Zanine, e o galerista Carlos Junqueira. A última mesa acontece no sábado, com Lissa Carmona (da Etel), a galerista Elahe Beigi, o designer italiano Giorgio Bonaguro, e o curador Beto Cocenza.

Para saber mais sobre a IDA e os eventos que acontecem durante a feira, visite o site.