Em foco: Jader Almeida

Com apenas 33 anos, o arquiteto e designer catarinense Jader Almeida já é dono de um portfólio de 150 produtos e coleciona mais de 30 importantes prêmios internacionais. Considerado uma das estrelas do design no mercado brasileiro, virou agora tema de um livro publicado pela Editora C4: “Jader Almeida, a atemporalidade do desenho”.

 

capa do livro “Jader Almeida, a atemporalidade do desenho”

Clarissa Schneider, diretora da revista Bamboo, definiu com clareza o trabalho do designer: “Jader Almeida é a melhor tradução do design contemporâneo. Seus móveis, luminárias e acessórios para a casa primam pela qualidade, leveza, funcionalidade e beleza.”

Com textos em português e inglês, o livro foi escrito pela jornalista e designer mineira Adélia Borges, e conta a trajetória da carreira de Jader, com ênfase nesta última década de produção. E para acompanhar o lançamento, uma exposição que leva o nome do título do livro, estará em cartaz de 14 a 17 de agosto em São Paulo, expondo peças criadas pelo designer.

 

No Rio, Jader Almeida é representado por lojas importantes como a Way Design e o Arquivo Contemporâneo. João Caetano, dono do Arquivo Contemporâneo, conta que a aposta em Jader se deu desde o início, em 2004, quando criou peças para a Sollos. “De lá pra cá, foram muitos lançamentos, vitrines e campanhas que realizamos juntos. Com uma produção extensa e premiada, ele hoje é reconhecido como o grande nome da sua geração no Brasil,” ele acrescenta.

A Way Design também trabalha com o designer desde que ele começou a desenhar produtos. Leonardo Pazzini, um dos donos, diz que as peças de Jader agradam seus clientes por sempre unir design e ergonomia, resultando em peças de qualidade. Segundo ele, “o trabalho do Jader Almeida se destaca no mercado pois ele consegue unir o design com a pegada comercial.”

 

 

A exposição “Jader Almeida, a atemporalidade do desenho” fica em cartaz de 14 e 17 de agosto, na Praça Victor Civita, em Pinheiros, São Paulo. O livro já está à venda por R$105,00 nas principais livrarias ou pelo site da editora.