Top Chefs, Top Museus

Nada mais desagradável do que estar de férias visitando um museu, sentir fome, e ter que recorrer a uma lanchonete com sanduiches requentados e sucos de caixinha. Ou se deparar com um bandeijão, sabendo que do lado de fora do museu há inúmeras opções maravilhosas.

Pensando nisso, diretores de museus em Paris e Nova York estão abandonando a velha estratégia da cafeteria  e introduzindo restaurantes de alto nível, com chefs renomados comandando as cozinhas. O objetivo é associar a cultura a gastronomia, e proporcionar aos visitantes dos museus uma experiência ainda mais prazerosa. 

É o caso do Mini Palais- em Paris – o restaurante do museu Grand Palais, com cardápio criado pelo renomeado Chef Éric Frechon, do restaurante do hotel Bristol, com três estrelas no guia Michelin. Entre as especialidades do menu, tem uma lula cortada no formato de tagliatelles com alho e pimenta, que causa frisson entre os visitantes.

Mini Palais, o restaurante do Grand Palais em Paris

Outro museu parisiense que embarcou nessa moda foi o Palais de Tokyo, com o restaurante Monsieur Bleu. O Chef Benjamin Masson, também referencia do Guia Michelin, criou um cardápio de comida francesa contemporânea, como coxas de rã com alho e salsinha, ou peixe ao molho teriyaki, alho poró, cogumelos e hortelã.

Monsieur Bleu, o restaurante do Palais de Tokyo em Paris

Já em Nova York, não faltam exemplos para ilustrar essa tendência. Começando pelo restaurante do MoMA, chamado The Modern, ou o Guggenheim com o The Wright. 

The Modern, o restaurante do MoMA em NY

Esse último, inclusive, tem assinatura não só de um grande chef para o cardápio mas também de um grande escritório de arquitetura para o projeto (Andre Kikoski). 

The Wright, o restaurante do Guggenheim em NY

Além desses, o restaurante do Museum of Art and Design, o The Robert, também tem destaque em todos os sites e blogs de culinária da cidade.

The Robert, o restaurante do Museum of Art and Design (MAD) em NY

Que essa moda pegue também em outras grandes cidades do mundo!