Bulgari Bling

Desde 1884 na Itália, ano de sua inauguração, a Bulgari vem conquistando o mundo com o seu brilho. Suas joias, ícone da grife, estão há décadas presentes em todos os “red carpets” do mundo. E para celebrar em grande estilo seus 130 anos, uma megaexposição está em cartaz no Houston Museum of Natural Sciences, nos Estados Unidos.

Chamada “Bulgari: 130 Years of Masterpieces”, a exposição contém 150 peças nos estilos greco-romano, renascentista, e romano do século XIX.  Além disso, foram reunidos para a mostra, croquis originais feitos para a coleção Elizabeth Taylor.

O museu de ciências naturais de Houston foi o escolhido para sediar essa grande retrospectiva por ser guardião de uma das maiores e melhores coleções de pedras preciosas do mundo. As peças expostas foram tiradas tanto do acervo da Bulgari, quanto emprestadas de coleções privadas. É a primeira vez que a grife expõe joias provenientes de todos os períodos históricos desde sua fundação.

Entre os destaques da exposição estão as coleções Serpente e Monete, exemplos de como a Bulgari traduz a mitologia grega e a história clássica para uma linguagem contemporânea e vibrante.

Foi a partir dos anos 50 que a marca  verdadeiramente decolou de Roma para o mundo, ampliando seu pequeno universo sediado na Via dei Condotti para lojas nas grandes capitais cosmopolitas. Não a toa, foi na mesma época que Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Sophia Loren se apaixonaram pelos diamantes, safiras, rubis e esmeraldas em estilo art déco produzidos pela Maison. Mais tarde também conquistando Grace Kelly, Isabella Rosselini, e até hoje são muito usadas por estrelas da atualidade como Meryl Streep, Juliette Binoche e Julianne Moore.


A exposição “Bulgari: 130 Years of Masterpieces” fica em cartaz no Houston Museum of Natural Sciences até 5 de outubro de 2014. Para mais detalhes, visite o site do museu.