Way Cultural

A Way Design convidou o artista plástico Felipe Barbosa para a oitava edição do Way Cultural. Com curadoria de Sergio Gonçalves, a mostra Mantenha Distância da Zona de Conforto entra em cartaz nesta terça-feira, dia 13 de maio, na Way do Rio Design Leblon, com evento de lançamento organizado pela 3Plus.

Felipe Barbosa

Sala de reunião

O projeto Way Cultural tem o objetivo de promover o encontro entre a arte e decoração, através de exposições de artistas e designers consagrados, no espaço da loja do Rio Design Leblon. A ideia é sempre buscar a participação de artistas e designers talentosos, que têm a oportunidade de expor as suas obras em um local alternativo ao circuito museu, galeria, centro cultural.

Felipe Barbosa tem bem o perfil que a Way procura nos expositores. O artista carioca vem ao longo dos últimos 15 anos se destacando no cenário artístico por unir certa ironia à sofisticação matemática. Partindo de objetos do cotidiano, reconfigurando sutilmente suas formas, o artista alcança possibilidades e conceitos absolutamente inusitados.

Caixa de lâmpada

No 8o Way Cultural, que fica em cartaz até o dia 15 de junho, Felipe apresenta 10 trabalhos e propõe uma discussão sobre a tênue fronteira do que é obra de arte e o que é design. “Quis brincar com a ideia da arte camuflada, seja em objetos ou intervenções, como o dodecaedro formado por cadeiras de escritório, instalação que apresentei na Bienal de Forteleza”, explica. “Não é uma questão de nomenclatura e sim de transformar a natureza do próprio objeto. A definição depende do contexto e de quem está olhando”, completa. O artista tenta se redefinir a cada obra. “Meu objetivo é me manter afastado da zona de conforto”. Uma das alternativas em Mantenha Distância da Zona de Conforto é provocar a função latente das coisas, tornando-a mais elástica à liberdade criativa.

Self Shelf

 O 8o Way Cultural fica em cartaz até 15 de junho na loja do Rio Design Leblon (Av. Ataulfo de Paiva, 270 lojas 106/107 – Subsolo).