10 anos de SP Arte

A 10ª edição da feira internacional SP-Arte inaugura hoje para convidados e amanhã para o público no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo. Em ano de aniversário, os organizadores da feira tem muitos motivos para comemorar: desde que começou em 2005, a feira mais do que quadriplicou de tamanho, saltou de 41 galerias para 136. Além disso, cresce a cada ano o número de importantes galerias internacionais participantes do evento. Inclusive, 2014 é o ano “mais estrangeiro” da SP-Arte, das 136 galerias participantes, 40% vêm do exterior e 60% são brasileiras. Mais do que isso: quatro das cinco galerias listadas como as melhores do mundo estão participando. São elas: Gagosian, David Zwirner e Pace, todas dos Estados Unidos, e a britânica White Cube.

Para comemorar os dez anos de feira, uma grande novidade chega aos pavilhões: a seção Solo, com curadoria de Rodrigo Moura. Serão espaços de 25 metros quadrados, onde as galerias vão expor trabalhos de apenas um artista. Participam da estreia galerias como a peruana 80M2; o Instituto de Visión, de Bogotá (Colômbia); a alemã PSM, de Berlim; e as brasileiras Emma Thomas, Nara Röesler e Manoel Macedo, entre outras.

Além disso, uma programação especial está em cartaz pela cidade. Confira os eventos que o A Cor da Casa indica, e que não perderá por nada:

Exposição Oscar Niemeyer na Etel

QUANDO: 3 de abril de 2014, 11h00

ONDE: Etel – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834

A mostra reunirá croquis para a Mesquita da Universidade de Constantine, projeto que faria parte do conjunto arquitetônico da instituição na Argélia e que seria construído em 1977. Os croquis foram doados à Fundação Oscar Niemeyer por Luiz Marçal, colaborador do escritório de Niemeyer na Argélia entre os anos 1960 e 1970 – período em que o arquiteto ficou exilado na Europa.

A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até dia 23 de abril. Mais informações no site etelinteriores.com. 

Lançamento de revista: Bazaar Art

QUANDO: 3 de abril de 2014, 14h00

ONDE: Lounge Oi / Iguatemi, 2º pavimento do Pavilhão

Lançamento da segunda edição Revista Bazaar Art

Sotheby’s | The brazilian art market, abroad – The past 25 years – a success story

QUANDO: 3 de abril de 2014, 15h00

ONDE: Auditório SP-Arte, térreo do Pavilhão da Bienal

A Sotheby’s organiza palestra sobre os últimos 25 anos do mercado de arte brasileiro. Será conduzida por Gabriela Palmieri, Senior Vice President e Senior Specialist Contemporary Art e Axel Stein, Senior Vice President e Head of the Latin Department.

Diálogos com Curadores: Ivo Mesquita

QUANDO: 4 de abril de 2014, 18h00

ONDE: Auditório SP-Arte, térreo do Pavilhão da Bienal

Segunda série de diálogos conduzidos por Adriano Pedrosa. Ivo Mesquita, curador e historiador de arte, é diretor-técnico da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Diálogos com Curadores: Pablo León de la Barra

QUANDO: 4 de abril de 2014, 16h30

ONDE: Auditório SP-Arte, térreo do Pavilhão da Bienal

Segunda série de diálogos conduzidos por Adriano Pedrosa. Pablo León de la Barra, 1972, Cidade do México, México. Curador da segunda exposição do projeto Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative, com foco na produção artística contemporânea na América Latina.

A SP-Arte 2014 acontece entre os dias 3 e 6 de abril no pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Os ingressos estão à venda no Ingresso.com.