A internet, dentro da internet

Se você está cansado de navegar pelo Youtube e se deparar com inúmeros vídeos de gatos miando, bebês cantando e piadas exageradas, essa dica chega em boa hora. O site UbuWeb é um acervo de artes multimídia que disponibiliza para visualização trabalhos de grandes mestres do ramo digital. Obras que outrora só poderiam ser encontrados em museus experimentais internacionais, como o PS1 MoMA, em Nova York, estão a um clique de distância de todos que curtem vídeo-arte, filmes cult e arte sonora.

Fundando em 1996 por Kenneth Goldsmith, poeta e professor da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, o site é referência mundial de conteúdo voltado para as artes. É inclusive acessado por universidades do mundo inteiro para visualização de conteúdo educacional.

Exemplo: a renomada artista multimídia americana Laurie Anderson, que tem sua obra a mostra em poucos museus pelo mundo, tem no UbuWeb uma quantidade incrível de trabalhos – fazendo com que estudantes de arte do mundo inteiro tenham acesso a sua obra sem precisar pegar um avião.


A diferença do Youtube, fundado em 2005 – quase dez anos depois do UbuWeb- é que o conteúdo publicado no site não pode ser compartilhado em demais plataformas, por proteção de direitos autorais dos artistas que disponibilizaram suas obras para visualização. Isso permite que artistas conceituados publiquem suas obras primas sem medo.

A imensidão do acervo faz com que o site não seja tão fácil de navegar. Por isso, a melhor pedida é seguir direto para a coluna “top 10”, onde os curadores do site elegem as dez melhores obras publicadas aquele mês.


Acesse o UbuWeb e divirta-se pelo mundo mágico das artes…