Non est víveres, sed valere, vita

“Viver a vida com saúde é viver a vida plenamente” – Marcial, Epigrámmata

By Patricia Mayer

Viver a vida com saúde é viver a vida plenamente: este é o lema da Lapinha, o primeiro Spa médico do Brasil. E, diferente de outros spas onde a balança é o objetivo, a Lapinha promove em seus hóspedes um salutar encontro consigo mesmo,  através da união corpo e mente, e ensinando a organização e respeito aos horários biológicos para que cada pessoa adquira hábitos de vida saudáveis.

Localizado no interior do Paraná, a Lapinha fica numa fazenda de 550 hectares, a Fazenda Margarida – cujo nome homenageia sua fundadora, Margarida Bornschein Langer, brasileira descendente de alemães, que experimentou na Suiça os benefícios da medicina naturista e decidiu em 1972 construir um centro para difundir os tratamentos. Hoje a Lapinha é dirigida pelo casal Margareth e Dieter Brepohl, neto de Margarida.

Araucária: natureza infinita

A Lapinha  possui todos os recursos necessários para ajudar a combater doenças com as forças da natureza: água potável, solo livre de agrotóxico e fauna e flora preservadas. E atua com produtos orgânicos, tratamentos, atividades físicas, massagens e dietas a gosto do cliente. Não é para menos que o spa foi eleito consecutivamente como o Melhor Destino das Américas em 2012 e 2013  pelo “World Spa Awards”, e é o único spa brasileiro que possui o criterioso selo internacional “Healing Hotels of the World”, entre outros.

Reflexologia após a caminhada de 8 km, onde se vê o nascer do sol

Quando resolvi sair do Rio e seu ensolarado janeiro e passar uma semana na Lapinha, confesso que me deu certa preguiça da distância, aeroporto, avião para Curitiba, e ainda 1h e meia de viagem para chegar ao local…e tudo isso para um spa (reconheço que como toda mulher preciso perder dois quilos, mas… ir tão longe?). Mas, tomada a decisão e já de volta, tenho certeza que dei o starter certo no ano — na verdade me dei um presente especial.

Nunca havia ido a um spa e me apavorava a idéia de passar dias a fio voltada para um objetivo único de ficar mais magra e esbelta.  Na Lapinha não é bem assim: você cuida do corpo, sim, mas o espirito é nutrido na mesma proporção, ou seja, perdem-se quilos e medidas mas a energia é recuperada através de relaxamento, contato com a natureza, momentos espirituais e descanso absoluto.

A medicina naturista, um dos pilares da Lapinha,  enfatiza a saúde integral do ser humano, respeitando e cuidando do corpo e espírito, com enfoque holístico que considera o ser humano indivisível,  que precisa  ser cuidado como um todo. E suas dietas, além de desintoxicar o organismo, reeducam os hábitos de vida e resgatam o bem-estar. Baseada  nos princípios do medico suíço Bircher-Benner, pioneiro da medicina naturista, a Lapinha oferece uma dieta ovo-lacto-vegetariana, de produção orgânica e rica em vitaminas, fibras e sais minerais. Com supervisão de nutricionistas, as dietas variam de 420 a 2000 calorias por dia, dependendo do objetivo do hóspede e da orientação médica.

Nada é imposto ou exigido, a não ser os horários das refeições mas, a cada dia, as atividades alternam-se e o hóspede pode escolher entre atividades físicas indoors  ou outdoors, incluindo piscinas,  academia, caminhadas pelas belas redondezas de 4 a 8 kms com direito a reflexologia no retorno, e agendar  massagens  e tratamentos estéticos entre as cerca de 30 opçôes oferecidas com profissionais extremamente competentes e de uma amabilidade impar. Vi o nascer do sol quase todos os das!  Já dei o visto na lista “eu devia ter feito…”. E tem palestras, shows musicais, o indefectível bingo…


Eu me encantei particularmente  pela gastronomia, pelas receitas  e apresentação dos pratos. Entrei na dieta normal reduzida (1400 calorias) mas não senti fome alguma. Não perdi as caminhadas e descobri a hidro e suas modalidades  (power, local, circuit). Fiz massagem tailandesa, shiatsu na cabeça, massagem com bambu e pedras quentes, banho de vichy…E aprendi muito nas palestras, ensinamentos de nutrição, atividades físicas, viver bem e melhor a partir de mudanças de hábito.

Sai feliz, carregando alguns dos produtos (paēs, geléias, mel, granola e até uma torta de banana, pasmem) e pronta para tentar estender o quanto eu puder os benefícios dessa Lapinha.


Visite o site 
da Lapinha para mais fotos e informações.