Destino Turks & Caicos

by Joy Ernanny

Apesar de não muito conhecida, Providenciales é a ilha principal de Turks & Caicos Islands, no Caribe, onde estive há pouco de férias.  Mesmo com a proximidade de Miami (um curto voo de apenas 90 mins) e os vários tons de azul que compõe o mar cristalino, a ilha parece não ter sido descoberta pela maioria dos turistas brasileiros. Providenciales ainda é bem vazia, com muitas áreas virgens. Por isso, é destino certo de celebridades internacionais que buscam paz e refúgio nas férias, como Bruce Willis, Dona Karan, Julia Roberts e Oprah Winfrey.

Depois de um longo dia mergulhando nas praias lindas e selvagens – seja a mais conhecida em Grace Bay ou a mais afastada em Taylor Bay, nada como curtir um pouco de sofisticação e design à beira mar. Um dos lugares mais surpreendentes que encontrei foi o Anacaona Restaurant e o Infinity Edge Bar, ambos localizados no hotel Grace Bay Club e com projetos arquitetônico de dois importantes escritórios estrangeiros.

O projeto do restaurante é assinado pelo escritório de Miami Siskind Carlson & Partners. O nome já diz muito sobre o espirito e o ambiente do local: “anacaona” é o nome de uma flor exótica, também conhecida como “flor de ouro”, apenas encontrada no Caribe. Ou seja, um verdadeiro tesouro caribenho.

O cardápio, tanto de comidas quanto de drinks, é euro-caribenho, com pratos sofisticados e ingredientes e influências locais. Com  mesas debaixo de palapas feitas com folhas de palmeiras, o ambiente simplesmente define a palavra “férias”. 

Como a baia é bem protegida do vento, algumas mesas são fincadas na areia, à céu aberto, sem nenhum desconforto – mesmo a noite. O lounge do restaurante é super aconchegante, com mesas baixas, almofadas coloridas e móveis de palha. Além disso, traz uma surpresa bem inédita – lareiras bem modernas espalhadas pelas mesas e puffs, criando a sensação de tochas de fogo.

E como as compridas palmeiras e o céu estrelado simplesmente pedem por um brinde, a área do bar não poderia deixar de ser um must. O Infinity Edge Bar é conhecido como “o bar mais longo do Caribe”, e teve críticas excelentes desde revistas de viagem como do New York Times. O projeto é do escritório United Design Partnership, de Londres, assinado pelo arquiteto Keith Hobbs. O bar é super comprido, tem 24 metros de comprimento, e é todo feito de mármore negro. A impressão que se tem é que a mesa despeja água no mar, como uma “infinity pool”.  O famoso “rum punch” caribenho ganha um toque especial na versão Infinity Marguerita, o drink mais pedido do bar.

O Anacoana Restaurant e o Infinity Edge Bar ficam no hotel Grace Bay Club, localizado na principal região turística de Providenciales, o Grace Bay. Para mais fotos e informações, visite o site do braço gastronômico do hotel, e delicie-se.