Inspiração Borja Dorado

 by Joy Ernanny 

Criar um ambiente onde o produto, e não a marca, é o protagonista. Essa foi a ideia do arquiteto espanhol Borja Dorado ao realizar o projeto da ótica Blanche & Mutton, em Madri – uma multimarcas de óculos escuros e de grau super high end. Localizada em Salamanca, bairro chique da cidade, a ótica oferece produtos de altíssima qualidade numa loja que impressiona e cativa o cliente também pelo seu design.

O arquiteto conta para o A Cor da Casa que a ideia foi criar uma atmosfera “silenciosa” que fizesse com que os óculos falassem por si só, sem que o “ruído” de  letreiros e propagandas publicitarias interferissem com os belos produtos de luxo vendidos.

3D do projeto de Borja Dorado

Assista o “making of” do projeto da Blanche & Mutton

E é exatamente isso que sentimos ao visitar a loja – o design clean transmite tranquilidade, serenidade e paz. O branco predomina, e não há nomes de grifes espalhados pelas prateleiras. Cada óculos exposto conta a sua própria historia através de seu design.

As interferências arquitetônicas servem unicamente para ressaltar o produto. Usando materiais como metal lacado e uma iluminação bem indireta e discreta, Borja dá aos óculos um caráter cenográfico e teatral. Colocando-os em nichos com formas geométricas, os óculos – e não suas marcas – são as grandes estrelas.

 

 

 

Todo esse cuidado com a arquitetura e design vai de encontro com o serviço prestado na loja – os vendedores são uniformizados de jaleco branco, e sabem todo e qualquer detalhe dos óculos expostos. Se portam mesmo como “doutores” dos óculos.

Visitar a Blanche & Mutton é um must do para quem está de férias em Madri. A loja fica na Calle de Velázquez 54, no bairro Salamanca.