Miami Art & Arq

Não se fala em outra coisa em Miami – todos que estão na cidade para a feira Art Basel estão encantados com o museu Pamm, ou Pérez Art Museum, recém inaugurado. Com projeto do escritório suíço Herzog & de Meuron, o museu  de quase 200mil m2, reúne obras de arte internacionais dos séculos XX e XXI. Localizado em Biscayne Bay, o museu promete servir como espaço público na cidade e ajudar na revitalização da área, que fica afastada do buxixo de Miami Beach.


Os arquitetos, ousados por natureza, resolveram inovar no projeto e fugir do estilo art deco, que é a cara e a identidade de Miami. Escolheram trabalhar com um estilo que remete ao clima tropical da cidade, usando e abusando de espaços abertos, arejados, cores claras e materiais leves.  O projeto de paisagismo está diretamente ligado ao arquitetônico, criando uma simbiose da natureza com o espaço físico – e uma transição bem natural do lado interior para o exterior do museu. Inclusive, uma parte importante do museu é o jardim de esculturas, que fica em torno do prédio.

A inspiração dos arquitetos veio das casas de Stiltsville – as palafitas dos anos 50 que ficam lá mesmo em Biscayne Bay. É possível notar as semelhanças, e é interessante ver o impacto de uma obra de arquitetura vernacular, que usa o caráter regional ou local para criar uma construção contemporânea.

Stiltsville, inspiração para o projeto do museu

O museu, que já está sendo considerado o mais importante de Miami, abriu as portas no dia 05 com uma exposição do artista contemporâneo chinês Ai Wei Wei, chamada “According to What?”.


Para mais informações visite o site do museu – que fica no 1103 Biscayne Boulevard.