Preview: Art Basel Miami Beach

A maior e mais importante feira de arte da América Latina, a Art Basel Miami Beach, acontece do dia 04 – 08 de dezembro, com a presença de 250 galerias internacionais. Treze galerias entre essas são brasileiras – e dessas, três são cariocas da gema: A Gentil Carioca, Anita Schwartz e Silvia Cintra + Box4. De São Paulo, estarão no evento as galerias Baró, Luciana Brito, Casa Triângulo, Vermelho, Dan, Fortes Vilaça, Leme, Mendes Wood, Millan, Nara Roesler e LuisaStrina.

Muitos marchants, designers e arquitetos do Rio estarão em Miami para conferir de perto a feira e seus eventos paralelos – inclusive nossa editora Patricia Quentel, que trará para o Instagram do A Cor da Casa (@acordacasa) seu olhar na semana que vem.

Além da programação de palestras, visitas guiadas e coquetéis nos pavilhões da feira, Miami estará fervendo com exposições paralelas e festas para o público que estará na cidade. Entre os mustsdo off-feira, sãos os eventos promovidos pelo museu nova iorquino MoMA PS1, pelo grupo de hotéis Standard, pela revista Bazaar e pela galeria Gagosian. Além disso, já se sabe que os restaurantes “toseeandtobeseen” serão o Cipriani, Mr. Chow e Cecconi’s.

Confira agora aqui um preview do que as três top galerias cariocas estarão levando para a feira:

A Gentil Carioca

A Gentil Carioca traz para a feira a historia de um mineiro e um baiano que se cruzam. Chamada “Kabinett”, a mostra destaca a obra de Raymundo Colares e José Bento.

Raymundo Colares

José Bento

A Gentil Carioca apresenta obras da série mais famosa de Colares que começou em 1968, conhecido como Gibis. Em Português “Gibis” significa histórias em quadrinhos. Mas os Gibis de Colares são livros – objetos únicos, com textos que se destinam a ser manipulados pelo espectador. Ao mover as sucessivas páginas, surgem sequências de cores e formas que são feitas ou desfeitas como as páginas (ou fragmentos), que revelam combinação e surpresas. José Bento, um escultor trabalhando com um corpo variado, conceitual da obra – ainda que, principalmente com madeira – criou peças especialmente em resposta a    “Gibis ” históricos de Colares .

Silvia Cintra + Box4 

A Silvia Cintra + Box4 terá umsolo project do artista Laercio Redondo com o título “Memórias de Brasília”, trabalho inspirado em AthosBulcão.

“Lembrança de Brasília”, Laercio Redondo

Mestre em trazer personagens de volta à discussão, construir e reconstruí-los diante de sua própria ótica, Redondo elegeu Bulcão (1918-2008) e seu trabalho de criação dos painéis de azulejos de Brasília. Diante da conjunção arte, vida e arquitetura, ele analisa aspectos do modernismo.

 Anita Schwartz

A Anita Schwartz levará obras dos artistas Antonio Manuel, Abraham Palatnik e Carla Guagliardi.

“Labirinto”, Antonio Manuel

“W-456” , Abraham Palatnik

“Mais do que cheia III”, Carla Guagliardi

Siga @acordacasa no Instagram para ficar por dentro dos acontecimentos em Miami.

A Art Basel Miami Beach inaugura dia 04/12 para convidados e do dia 05 – 08/12 para o público no Miami Beach Convention Center, que fica no Convention Center Drive da Washington Avenue.