Cappellini no Rio

O blog promove um encontro com um dos mais importantes designers de móveis do mundo, o italiano Giulio Cappellini, sobre o papel do design na vida moderna.

Figura emblemática no mercado internacional, Cappellini vai falar sobre design e a recente parceria firmada com o Istituto Marangoni, reconhecido por sua excelência no ensino de moda, e que agora dá uma grande contribuição para o mundo do design contemporâneo. O instituto é o responsável pela vinda do italiano ao país, através de sua representante no Brasil, Luiza Bomeny.

Giulio Cappellini, um dos mais importantes designers da atualidade

Cappellini nasceu em uma família de fabricantes de móveis de Milão. Após se formar em arquitetura, cursou administração de empresas e passou a trabalhar na empresa da família, em 1979. No início de 1980, sob sua liderança, a empresa mudou o foco de sua história de três décadas de móveis artesanais para a criação de uma abordagem mais global do design, do uso de materiais e fabricação. Mas Cappellini não é somente arquiteto e diretor de arte. É também um “caçador de talentos” entre jovens e promissores designers, e contribuiu muito para a excelência do design internacional: através dele, Jasper Morrison, Tom Dixon, Marc Newson, Marcel Wanders, os irmãos Bouroullec – e o brasileiro Zanini de Zanine – foram apresentados ao mundo.

“Three Sofa de Luxe”, Jasper Morrison para Cappellini

“PO/0104-0105”, Irmãos Bouroullec para Cappellini

 “Inflatable Wood”, Zanini de Zanine para Cappellini

O italiano será diretor criativo e responsável pelo design interno do novo campus do Istituto Marangoni em Milão, que será inaugurado no início de 2014, criando móveis exclusivos, decoração e edições especiais para o Istituto. E também atuará como consultor acadêmico para seminários, workshops, cursos e outras iniciativas, além de projetos especiais com empresas.

A palestra no Rio será no dia 6 de novembro, às 10h30, no auditório do CasaShopping (Av. Ayrton Senna, 2150), o Espaço Casa. Depois da palestra, haverá espaço para perguntas com a presença de designers como Zanini de Zanine (que tem móveis produzidos pela Cappellini), da designer gráfica Patricia Quentel e de diretores do Marangoni. As inscrições podem ser feitas por email (cappellini@tresplus.com.br). Esse é o primeiro evento promovido pelo A Cor da Casa, e apresentado pelas sócias da 3Plus Patricia Mayer e Patricia Quentel. Em São Paulo, Cappellini fala no dia 4 de novembro, com organização do editor e curador Sergio Zobaran.

“Este encontro tem tudo a ver: no blog falamos do que há de melhor na área, aqui e no mundo. Ao mesmo tempo, a Casa Cor Rio traduz a visão dos melhores arquitetos e designers de interiores da cidade – e não é incomum que a marca Cappellini apareça em ambientes da mostra. Ou seja: a Casa Cor, o blog A Cor da Casa e Giulio Cappellini acabam formando um ‘trio’ que se completa”, diz Patrícia Mayer, que junto à sócia também é uma referência quando se fala em decoração e design no país.

Patrocinador: Orlean

Apoio: Casashopping e Consult

Agradecimento: Hotel Atlântico Windsor e Casa Cor Rio

Promoção: 3Plus