Sustentabilidade em alta

A 23a edição da Casa Cor Rio está pra lá de sustentável. Os painéis solares da Prátil para geração de energia são um dos destaques do evento que inaugura nesta quinta-feira no Condomínio FontVielle, na Península – o primeiro bairro ecologicamente planejado do Rio.

O Espaço Solar, desenhado pela arquiteta Celina Llerena é um dos ambientes que contam com essa tecnologia. Os visitantes  serão convidados a descansar e relaxar no ambiente de jardins, tendo a disposição wifi e um totem com oito entradas para carregar o celular. O espaço também terá a disposição seis bicicletas elétricas, carregadas pela energia solar do ambiente, que conta com 30 módulos solares fotovoltaicos –ou painéis solares – instalados na linda estrutura de bambu.

 Espaço Solar, de Celina Llerena

Para o presidente da Prátil, Albino Mota, a participação no evento tem como objetivo apresentar a energia solar e estimular a geração distribuída, que representa um novo momento para a energia solar no Brasil.

Além do Espaço Solar, a Prátil também tem presença na Casa de Fim de Semana, projetada pelo arquiteto Duda Porto. O ambiente tem uma instalação solar composta por 18 módulos fotovoltaicos, o que pode gerar até 85% de economia do gasto energético de uma casa. O ambiente, que é todo automatizado, tem uma tela para o monitoramento da energia solar gerada.

Casa de Fim de Semana, de Duda Porto

Os visitantes podem aproveitar e tirar suas dúvidas sobre os benefícios da energia solar e ainda fazer simulações de economia na conta de energia. Tudo para estimular uma vida ainda mais sustentável, do jeito que Península gosta.

A Casa Cor Rio 2013, no Condomínio FontVieille da Península, inaugura no dia 10 de outubro, e fica aberta para visitação de terça a domingo até 18 de novembro, de 12h às 21h, e aos domingos de 11h às 20h.