Londres em foco

Os londrinos estão em ritmo de festa. A partir de hoje, e até o dia 22 de setembro, a cidade recebe o London Design Festival,  um dos mais importantes eventos de design na Europa. Londres, afinal, é das capitais europeias mais ecléticas – ao mesmo tempo que é hub financeiro, também é centro de inovação, tecnologia e criatividade. Por isso, nada mais apropriado do que sediar por dez dias um festival que celebra e promove o que há de mais novo no ramo do design.  Com mais de 300 eventos acontecendo simultaneamente na cidade, o blog selecionou os tops must sees da capital inglesa. Confira!

Endless Stairs”, por Alex de Rijke

Do lado de fora do Tate Modern, um dos principais museus de arte moderna e contemporânea da Europa, está a “Endless Stairs”. A instalação convida os visitantes a subir e explorar uma série de 15 escadas interligadas, que dão vista para o Rio Tâmisa. O projeto é do arquiteto Alex de Rijke, diretor da Royal College of Art, que escolheu a madeira sustentável como elemento principal da construção.

 “God is in the details”, uma colaboração entre o museu V&A e a marca de cristais Swarovski

 Vinte designers internacionais de peso foram convidados pelo V&A para escolher obras do museu, e apontar, usando a poderosa lente de aumento da Swarovski, a riqueza dos detalhes. O tema “God is in the details”, frase do arquiteto alemão Mies van der Rohe, tem como objetivo mostrar a beleza que existe em cada angulo ou detalhe de uma obra de arte – mesmo aqueles que não são vistos a olho nu.

“A Dolls House”

 A Domus, marca tradicional de azulejos, mosaicos e pedras para construção, inaugura seu novo showroom em Londres com uma exposição imperdível. Convidou 20 arquitetos internacionalmente reconhecidos, como Zaha Hadid, para criar projetos de casa de bonecas. No final, as casinhas serão leiloadas em beneficio de um projeto de caridade chamado KIDS, que ajuda crianças deficientes.

 “Dinner Party”, por Scholten & Baijings

 Os designers holandeses Scholten & Baijings transformam uma das salas do museu V&A  com uma instalação em formato de “dinner party”. Os visitantes que adentrarem a sala, se sentirão como se estivessem “interrompendo” uma festa, com louças e objetos de design criados pela dupla holandesa. A instalação tem como objetivo fazer com que as pessoas repensem a maneira de apresentar objetos de design – tão comumente apresentados por trás de vidros ou em cima de pedestais, ao invés de expostos para o uso diário, como os designers acreditam ser o certo.

Para mais informações, e saber de outros eventos que acontecem durante a semana, visite o site do festival.