Design e Sustentabilidade na Serra

O blog destaca hoje um projeto de Joy Garrido, que participa da Casa Cor há 12 anos, e nesta edição assina o Restaurante. O projeto que vamos mostrar é em Areal, na serra do Rio, e tem como tema a sustentabilidade.

Joy, em parceria com o arquiteto Antônio Carlos Vasconcellos, fizeram recentemente uma casa no Paddock Condomínio Equestre, um condomínio de quatorze lotes onde a privacidade e a preservação do meio ambiente são os lemas principais. Inclusive, o projeto tem que ter tanta harmonia com a natureza que precisa de aprovação prévia do condomínio antes de executado.

O terreno foi aproveitado para ter o mínimo movimento de terra possível, evitando completamente o desmatamento. Além disso, foi feito o aproveitamento das águas de chuva e foi usada energia solar para grande parte da geração de energia da casa.

Para aproveitar a abundância de verde do lado de fora, Joy usou grandes panos de vidros no projeto – fazendo com que a natureza adentrasse a casa. A energia elétrica não precisa ser usada durante o dia já que todos ambientes tem grandes clarabóias aproveitando o máximo da claridade possível.

\

Atendendo aos pedidos dos clientes, com filhos pequenos de seis e quatro anos, as crianças tem tanto uma sala intima e uma sala de jogos. E atendendo os pedidos da dona da casa, que é apaixonada por gastronomia, uma cozinha gourmet foi feita com ligação completa para parte social, conectada com o living e a sala de jantar. A natureza invade a cozinha gourmet, que tem varanda própria – onde a dona da casa tem jardineiras para temperos e chás.

Moral da história: a família gostou tanto da casa, que pretendem ir na contramão dos vizinhos. Enquanto eles moram no Rio e passam os finais de semanas em Areal, a família tem planos morar na serra, e vir ao Rio só para o trabalho. Nada mal…