Em cartaz

A temporada é de arte no Rio de Janeiro. Além da incrível ArtRio, que inaugura essa semana no Cais do Porto, a cidade está repleta de exposições imperdíveis. Museus, galerias e ateliers mostram artistas renomados nessa “high season” de arte na Cidade Maravilhosa. O blog indica as cinco exposições imperdíveis, que não podem deixar de estar no radar dos cariocas – e dos quem vem de fora visitar a feira internacional de arte do Rio.

Paço Imperial x Beatriz Milhazes

Desde 2012 sem expor no Rio, a artista plástica brasileira mais valorizada da atualidade, volta a cena com um panorama de sua produção, com 60 obras.

“Meu bem”  fica em cartaz no Paço Imperial (Praça Quinze de Novembro 48, Centro) até 27 de outubro.

Casa França Brasil x Cristina Iglesias

A escultora transforma o centro cultural num labirinto permeado por poesias e sombras.

“Lugar de reflexão” está em cartaz na Casa França Brasil (R. Visconde de Itaboraí 78, Centro) até 20 de outubro.

CCB x Cai Guo-Qiang

Em sua primeira exposição individual no Brasil, o artista plástico chinês mostra engenhocas e invenções desenvolvidas em colaboração com inventores amadores chineses.

“Da Vincis do povo” fica em cartaz até 23 de setembro no CCBB (R. Primeiro de Março 66, Centro).

Museu Histórico Nacional x design brasileiro

Cerca de 80 cadeiras, poltronas e outras peças de assento criadas por Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer e Irmãos Campana compõem a exposição curada por Marcelo Vasconcellos e Zanini de Zanine.

“Do moderno ao contemporâneo – o design brasileiro de móveis” no MHS (Praça Marechal Âncora, Centro) fica em cartaz até 22 de setembro.

Anita Schwartz Galeria de Arte x Abraham Palatnik

Uma retrospectiva de obras recentes e antigas de um dos artistas brasileiros mais concentuados mundialmente no campo de op-art, ou arte de ilusões óticas.

“Abraham Palatnik” fica em cartaz na Anita Schwartz Galeria de Arte (R. José Roberto Macedo Soares 30, Gávea) até 21 de setembro.