Preview: Art Rio 2013

Uma feira que cresce, expande e ganha cada vez mais peso no mercado internacional de arte. Claro, é da Art Rio que estamos falando. Só no ano passado, foram 74 mil visitantes, quase 15 mil pessoas por dia, visitando a feira. Esse ano, para manter um padrão mais exclusivo, a feira fará um controle de no máximo 12 mil pessoas por dia, para visitar os 101 stands nacionais e internacionais.

A expectativa é grande, pois novas galerias estrangeiras farão parte do portfólio da feira carioca. Entre elas, três galerias tops de Nova York: Pace, Gladstone e Marian Goodman, e a grande galeria suíça Monica Cardenas. Essa última está sendo muito esperada, pois representará exclusivamente o trabalho do artista nova-iorquino Alex Katz, considerado um dos pintores figurativos mais importantes da atualidade.

Entre as galerias nacionais, 19 cariocas passaram pelos padrões de escolha da feira. São elas: Anita Schwartz, Arthur Fidalgo, Athena Contemporânea, Aut Aut Arte Contemporânea, Espaço Eliana Benchimol, Galeria da Gávea, Galeria de Arte Ipanema, Galeria Laura Marsiaj, Galeria Inox, Galeria Tempo, Gustavo Rebello Arte, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Lurixs Arte Contemporânea, Mercedes Viegas, Mul.ti.plo Espaço Arte, Pequena Galeria 18, Pinakotheke Cultural, Progetti e Silvia Cintra + Box 4.

Mas na feira, não há segregação. Grandes nomes brasileiros mesclam com naturalidade com stands de feiras de peso internacional. No Armazém 3, por exemplo, White Cube e Gagosian são vizinhas das brasileiras Anita Schwartz e Fortes Vilaça.

A pedido de galeristas, os organizadores da Art Rio organizaram um “private room” para essa edição – sala especial no 5º Armazém onde serão esperadas as maiores negociações de vendas. Tudo para atender os clientes VIPs, que poderão discutir valores (altos) à vontade nesse espaço.

Outra novidade é a parceria da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Múl.ti.plo Espaço Arte, que uniram forças para criar um ateliê dentro do Armazém 2. Chamado “Gravura ao Vivo”, o espaço terá demonstrações das etapas de criação da técnica de gravura com professores da escola de arte. Artistas como Cabelo, Iole de Freitas, Victor Arruda, Daniel Senise e Carlos Vergara, vão assinar e vender tiragens limitadas todos os dias da feira, às 18h, nesse espaço.

Abaixo, um preview de algumas obras que serão exibidas na feira:

Luciana Caravello Arte Contemporânea – “Sem título” – Da série: Jackson Pollock do Pandeiro, by Marcos Cardoso

Mul.ti.plo Espaço Arte – “Rosto”,  by Roberto Magalhães

Galeria Laura Marsiaj – “Monkey”, by Oleg Dou

Galeria Monica Cardenas – “Nude, by Alex Katz

A Art Rio acontece do dia 5 a 8 de setembro, no Pier Mauá – Avenida Rodrigues Alves 10. O horário de funcionamento é de 13h às 21h.