Lehanneur no Rio

Quem ainda não ouviu falar de Mathieu Lehanneur, pode ter certeza que vai começar a ler e ouvir esse nome por onde passa. O designer francês, que é cotado como o “próximo Philippe Starck”, está no Brasil essa semana para participar do São Paulo Design Weekend. Depois de uma curta passagem por São Paulo, vem ao Rio palestrar na Casa do Saber.

Mathieu falará de um tema que é também seu lema: a unção do design, ciência, natureza, bem estar e inovação em prol da qualidade de vida dos seres humanos e do meio ambiente.

Suas criações são usadas, e celebradas, por diversas marcas conhecidas, como: Cartier, Nike, Christofle, Veuve Clicquot e Centre Pompidou.

Abaixo, algumas de suas criações:

“Andrea” – peça premiada e em exposição permanente no MoMA de NY, criada em parceria com a NASA e com o laboratório de biociências de Harvard. Trata-se de um purificador de ar que retira à base da fotossíntese, que é realizada pela planta que existe em seu interior, toxinas invisíveis do ambiente interno que são liberadas a todo tempo no ar pelo plástico, vidro, metais, madeira e móveis.

Luminária “Smoke” – pertence à coleção permanente da Carpenters Gallery, em Londres.

Poltrona “Bucky”, pertence à coleção permanente da Fondation Bettencourt Schueller, em Paris.

“Power of Love” – Sistema de som para iPod / MP3 para se ouvir a dois. Pertence à coleção permanente da Slott Gallery, em Paris.

Luminária “Cloudy”, feita em parceria com a Fabbian, que será comercializada a partir de setembro na Europa.

Mathieu Lehanneur foi convidado pelo projeto Ela na Casa para palestrar gratuitamente nesse sábado às 10h30, com mediação de Ana Cristina Reis. A Casa do Saber fica na Av. Epitácio Pessoa, 1164 – Lagoa, e restam poucos assentos disponíveis para o público. Para reservar seu lugar, ligue para 2227-2237.