Underworld

Bem vindos ao mundo histórico do underwear. A exposição “La mécanique des dessous” está em cartaz no museu Les Arts Decoratifs, em Paris, contando a história das “roupas de baixo”, do século XIV até aos dias de hoje.

Mas atenção: a exposição é tudo menos vulgar. Através de inúmeras peças íntimas, masculinas e femininas, o visitante desvenda o caminho percorrido pela moda “de baixo”. Entre anáguas, corseletes, bustiês, etc, é possível ver como as peças antigas tinham uma função diferente das de hoje: de embelezar uma mulher de acordo com o padrão de beleza da época. Afinal, antigamente, o underwear servia para modelar o corpo. Usada na época para aumentar o quadril, espremer a cintura, alongar o tronco, ganhar busto, etc, hoje, esse não é mais o foco – afinal temos ai cirurgias plásticas a vontade e uma cultura de malhação para modelar nosso corpo.

As cintas e soutiens de enchimento ainda têm, e provavelmente sempre terão, seu espaço no mercado, mas o papel desses itens é menor na atualide. Estudando as pecas intimas em detalhes como tamanho, molde, cor, etc, é possível desvendar muito sobre o padrão de beleza daquele período histórico.

Entre as salas do museu, uma é conhecida como “vestuário” – local onde os visitantes podem experimentar pecas intimas de varias períodos. Uma farra histórica!

O museu Les Arts Decoratifs fica no 107 Rue de Rivoli  75001 Paris, França. A exposição está em cartaz até 24/11/13.