Prepare-se: DW!

Agosto será um mês importante para o design no Brasil. Como o blog comentou essa semana, a feira Casa Brasil acontece nos dias 13 a 16 de agosto em Bento Gonçalves, RS. Quase que simultaneamente, acontece o Design Weekend (DW!), dos dias 15 a 18, em São Paulo, SP. Em sua segunda edição, já é considerado o maior festival de design da America Latina.

Durante os dias do evento, São Paulo será ocupada por eventos espalhados nos quatro cantos da cidade.

Abaixo, alguns dos eventos já confirmados para esse final de semana, tão aguardado:

Hotel Pullman Ibirapuera

Durante o Design Weekend, o hotel Pullman será o ponto de encontro para convidados e jornalistas. Durante os quatro dias de evento, o hotel disponibiliza tarifas especiais, além de ser o QG & Hospitality Lounge do maior festival de design da América Latina. O local oferece, ainda, espaço para convidados VIPs e a imprensa. Na programação, o hotel promoverá happy hours diários para profissionais da área e sediará uma exposição de fotografia organizada pela revista Arquitetura & Construção, inserindo o local no circuito do DW!

Rua Joinville, 515, Vila Mariana
Reservas: (11) 5088-4000
e-mail: reservas.pullmanibirapuera@accor.com.br
pullmanhotels.com

Hotel Pullman

Ornare 

Um seleto grupo de designers está desenvolvendo obras de arte usando aparas e refugos de madeira provenientes da fábrica da Ornare, como uma das atrações durante o Design Weekend. A ação, ORNARE CONCEPT  + BOOMSPDESIGN CONCEPT, tem curadoria assinada por Beto Concenza, idealizador do BoomSPDesign – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que entra como parceiro da ação. A mostra acontecerá nos dois endereços da marca em São Paulo. Vale ressaltar que, de cada peça criada serão feitos apenas três exemplares, que ficarão expostos nos showrooms e uma delas será leiloada. Simultaneamente, a Ornare promoverá nos showrooms de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, uma mostra de fotografias com projetos de arquitetos e decoradores.

Endereços:

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1101 – Jardim Paulista

Shopping D&D – Av. das Nações Unidas, 12555 Lojas 240/243 – Brooklin

A peça da PAX.ARQ que será exposta durante o DW!: Ornare + BOOMSPDESIGN

Skrivo 

O estúdio milanês Skrivo , especializado em design industrial, que cria peças belas, funcionais e criativas para várias empresas vai participar dessa edição da DW!. O estúdio foi fundado pelo designer croata Stefan Krivokapic, que já ganhou prêmios importantes como o de Melhor Designer de Móveis pela Elle Decor Croácia; o primeiro lugar no prêmio para novos designers New Office Designer Awards; o Gold Award, o Samsung Young Design Awards e, mais recentemente, foi finalista na edição de 2013 do Young & Design Awards.

Poltrona Collar: de espuma de poliuretano sobre uma estrutura de aço e pernas de madeira de bétula

Poeira 

A arquiteta portuguesa Mônica Penaguião tem a sensibilidade aflorada quando o assunto é decoração, design e arquitetura. Prova disso é a loja que criou: a Poeira (poeiraonline.com). Com filiais no Rio de Janeiro e em São Paulo, ela apresenta peças de design consagrado de marcas como Edra, Marten Baas, Cappellini e Fornasseti. Para o Design Weekend, Mônica traz todo o seu know how aliado ao de Brunno Jahara, na exposição Transatlântica – Vista Alegre por Brunno Jahara. Na esteira das ações, um bate-papo com o designer está previsto para os dias 16 e 17 de agosto.

Endereço – Rua Dr. Melo Alves, 276, Jardins

Mônica Penaguião apresenta exposição e encontro com o designer Brunno Jahara

Gabinete D e Gabinete D Imagem 

A Gabinete  D Objetos e a Gabinete D Imagem apresentam os lançamentos que farão parte da edição 2013 do Design Weekend. O primeiro é a coleção Monster, inspirada na planta Costela-de-Adão. As formas das folhas foram o ponto de partida para a linha de cadeiras e mesas laterais, bem como para as estampas de tecidos e almofadas. A outra surpresa fica por conta da exposição “A visita do olhar da sombra”, do fotógrafo Fábio Cançado, resultado de uma pesquisa realizada de 2009 a 2011, que explora as formas abstratas e encontra na burca (a roupa das mulheres afegãs) o objeto ideal que as nuances de sombra e das ilusões provocadas pelas silhuetas do traje.

Endereço – Rua Estados Unidos 273, Jardim Paulista

“A visita do olhar da sombra”: de Fábio  Cançado