Decoração e história no Vale do Café

Com registro datado no ano de 1835, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte é uma das joias do Vale do Café, região que foi a mais rica do Brasil na época em que o produto  tinha enorme valor no comércio internacional. Pelas mãos de seus atuais proprietários, a sede vem sendo restaurada, recebendo turistas para visitas guiadas e, agora, inova através do projeto Casa Real: uma mostra de decoração que reúne arquitetos convidados para ambientar os vários cômodos da casa com as peças que antiquários do Rio, de São Paulo e de Petrópolis, escolheram e levaram para a fazenda.  O evento inaugura amanhã e fica em cartaz até o dia 30 de julho.

Escritório do Barão – Paula Neder

Galeria – Cristina e Laura Bezamat

Entre arquitetos convidados a participar estão: Roseli Müller, Paula Neder, Gorete Golaço, Ovídio Cavalleiro, Cláudia Brassaroto, Cristina e Laura Bezamat.“A ideia é transformar a sede da fazenda em uma réplica autêntica, reconstituindo os ambientes de acordo com os hábitos da época, por isso o mobiliário é todo do século XIX”, explica Liliana Rodriguez, proprietária da fazenda e idealizadora do projeto.

Quarto do Conde D’EU – Roseli Müller

Quarto das Meninas – Filipi Sartori, Mariana Dornelles e
Luciana Arnaud

Mais do que uma mostra de decoração, o evento também é uma aula de história. Com curadoria do historiador Antonio José Bethencourt  Dias e graças à sinalização produzida pelo designer Jair de Souza, o visitante vai poder contextualizar a fazenda com o momento sócio econômico do país e do mundo. A equipe do designer instalou totens explicativos em toda a casa e ainda introduziu recursos sonoros e olfativos para deixar a experiência ainda mais completa. Na cozinha, por exemplo, ao entrar o visitante vai sentir o aroma do café e ouvir o tagarelar das mucamas.

Quarto da Tia – Beth Reis

O evento conta ainda com workshops de porcelana, prataria, arte, arte, gastronomia, entre outros, e também com o Café Real, onde o visitante poderá fazer um lanche com todas as quitandas típicas da cozinha da fazenda.

Sala das Senhoras por Cláudia Brassaroto

CASA REAL fica na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Rodovia Lucio Meira, BR 393, km 210, Vassouras. Tel.: (21) 9250-9798 e (24) 9298-7204. A entrada gratuita e todas as peças estarão à venda.