Modernismo em Santa Teresa

Santa Teresa acaba de ficar ainda mais charmosa, e moderna, com a chegada da Modernistas Hospedagem e Arte. A mais nova pousada da região faz homenagem ao movimento de arte moderna brasileira, destacando obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Alfredo Volpi e Arthur Bispo do Rosário.

As donas, Thelma Innecco e Lorena Coutinho, contam que se apaixonaram pela casa de 1925, mesmo tendo encontrado-a em ruínas. Depois de uma bela reforma, foram construídos cinco quartos, um diferente do outro, fazendo conexões com os artistas homenageados.

Quarto Tarsila

Quarto Volpi

Quarto Bispo do Rosário

Ao lado da pousada, fica a Anexo Galeria de Arte, que pertence às mesmas donas. A proposta do novo espaço é trabalhar com artistas brasileiros e estrangeiros, que desenvolvam trabalhos nas mais diversas mídias, como pintura, desenho, escultura, fotografia e arte urbana.

A mostra inaugural, batizada de “Apresenta”, tem curadoria de Marco Antonio Teobaldo, e reúne trabalhos dos artistas André Malinski, Daniela Dacorso, Fuso Coletivo, Geleia da Rocinha, Greiffe Pereira, Leila Pugnaloni, Leo Battistelli, Luciano Cian, Ozi, Rogério Silva e Thelma Innecco

Ainda na rua, em frente à galeria, o público poderá ver as intervenções do artista Geléia da Rocinha, feitas nos postes de energia. Ao entrar, o visitante encontra o mural criado pelo artista paulistano Ozi, que dá o tom tropicalista de sua vinda para o Rio de Janeiro. O colorido da rua também é encontrado nas obras dos dois artistas, que invadem o andar térreo da construção. Enquanto que as cerâmicas de Thelma Innecco e as pinturas e bordados de André Malinski, com a série “Desaparecidas”, em que a santa padroeira do Brasil dá lugar apenas ao seu manto e coroa, ocupam boa parte do espaço.

A Modernistas Hospedagem fica na Rua Paschoal Carlos Magno, 39, Santa Teresa, Rio de Janeiro.