Encantos em linho

Sofisticadas e lindas. Assim são as criações do Atelier Arremate, das talentosas sócias, Inez Prisco Paraíso e Carol Eskenazi. No showroom que acabam de abrir na Rua Dias Ferreira, no charmoso prédio da Livraria Argumento, no Leblon, a dupla oferece um enxoval completo para a casa, peças delicadíssimas, todas bordadas à mão no mais puro linho.

São toalhas de mesa e de mão, guardanapos, almofadas, peseiras, cúpulas de abajour, tête à tête, roupas de cama e banheiro. Além de coleção própria, as duas também aceitam encomendas. “Bordamos, por exemplo, guardanapos com o desenho e as cores da louça do cliente e também monogramas”, conta Carol.

O nome Arremate vem da ideia de concluir, no caso, a decoração. “A gente chega depois dos arquitetos e decoradores para dar aquele toque final na casa”, diz Inez. Elas cuidam de todos os espaços (quarto, sala, cozinha e banheiro).

Inez é pedagoga e Carol, engenheira, em comum têm a paixão por uma casa arrumada e uma mesa bem posta.  Começaram produzindo peças para decorar o próprio apartamento. Claro, as amigas adoraram. Há seis anos, passaram a aceitar encomendas e não pararam mais. Antes fabricavam para outras grifes, hoje têm loja própria e clientes fiéis e badalados. Entre eles, a Rede Globo. Já criaram linhas de cama, mesa e banho especialmente para as novelas globais, sucessos como Avenida Brasil, Cordel Encantado, Passione e Gabriela.

Elas também produzem cortinas e jogos americanos feitos de talisca de coco. Mas o linho, o tecido mais antigo do mundo, e os bordados, uma arte milenar, são à base de toda a criação da dupla.

A decoração da loja é assinada pela arquiteta Lia Siqueira. O espaço tem duas lindas mesas em pinho de riga, prateleiras flutuantes, paredes revestidas em linho e chão forrado com palha, como se fosse uma caixinha de presentes. Tudo delicado e de muito bom gosto, assim como as peças que são vendidas ali.

Fotos Isabel Becker

O Atelier Arremate fica na Rua Dias Ferreira, 417, sala 306 _ Leblon. Tel: 21-2259-3247. De segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 10h às 14h.