Um olhar sobre o Rio de Janeiro – Vanda Klabin

“Tempo Luz” é o nome da exposição que Vanda Klabin faz nos dias 20 e 21 (quinta e sexta) dentro da programação do III Fórum Internacional Rio Cidade Criativa, no MAM.  Com fotos do amanhecer e do entardecer em Ipanema, o evento é o resultado de sua rotina: capturar obstinadamente o movimento do sol ao longo dos anos. Como ela mesma define uma de suas maiores paixões: “A captação regular do amanhecer/entardecer é um jogo composicional, onde registro minhas reflexões pessoais. Essa atmosfera cromática misteriosa é um verdadeiro paraíso de possibilidades estéticas.”

Seguindo a concepção do evento, seu trabalho tem como objetivo contribuir para a arte e a cultura criativa. Acostumada a ser curadora de algumas das melhores exposições de arte contemporânea da cidade, Vanda muda de posição e presenteia o público do Fórum com uma seleção especial de fotografias de um ponto privilegiado do Rio de Janeiro. Para a curadora, Regina Miranda, as variações de claridade capturadas pelas lentes da amiga têm como objetivo recriar paisagens e evoca artistas como Monet, Turner e Turrell – amantes da luz como a própria fotógrafa.

Seu Instagram torna seus – cerca de 1000 – seguidores cúmplices de seu ritual de tempo e de luz.  As imagens, capturadas por uma Canon G12 em alta, vão para a rede diariamente criando uma rotina entre ela e os outros tantos admiradores da natureza carioca. A convivência com fotógrafos como seu cunhado Pedro Oswaldo Cruz, Paulo Garcez, entre outros aguçou os sentidos de quem sempre foi apaixonada pelas artes em geral.

Agora, chegou a vez deste trabalho sensível ir além das mídias sociais. “O mundo tem uma energia plástica que eu fico capturando o tempo todo. Desde os anos 70, eu fotografo sem parar.” afirma a artista que realiza sua exposição no Foyer da Cinemateca do MAM, fechando o primeiro dia do Fórum, às 18h30 até 21h, e durante todo segundo dia de evento. A impressão das fotos é do Estúdio Lupa e a manipulação de Marco Favarini. Todas as imagens foram impressas digitalmente em papel Foto Matte 260g com tinta pigmento mineral.

A exposição “Tempo Luz” está no Museu de Arte Moderna (MAM) – Av. Infante Dom Henrique 85, nos dias 20 e 21 de junho, com entrada franca.