O Lado Carioca da Casa Cor São Paulo


by Patricia Mayer

A Casa Cor SP, inaugurada semana passada no Jockey Club,  tem um lado carioca. E muito bem representado.  Nesta edição, além da designer de interiores Paola Ribeiro, que assina o Living, estão presentes com seus produtos em vários ambientes a Orlean, marca carioca de papéis de parede e tecidos, e o antiquário Arnaldo Danemberg (AD). É o Rio invadindo o principal mercado do setor no país – e com sucesso.

Com experiência de 20 participações na edição Carioca , Paola Ribeiro participa pela primeira vez da Casa Cor São Paulo. O inspiração para desenvolvimento do projeto de um living  de 100 m2 foram os pilares, vigas em arco e teto em abóboda do prédio do Jockey Club, ambientado com diferentes materiais, texturas e estampas, além de móveis e obras de arte, tornando o espaço confortável e funcional. “Em uma casa é possível perceber e sentir a história vivida por seus moradores. Peças compradas em viagens e materiais escolhidos pessoalmente por quem vive no ambiente precisam estar presentes, “ explica Paola, cujo trabalho é conhecido pela mistura de estilos, sem tendências específicas e sempre atendendo ao conforto com sofisticação e bom gosto. Paola abriu recentemente um escritório em São Paulo, além dos dois que tem no Rio, na Gávea e na Barra.

A Orlean, que está com showroom há um ano em São Paulo, apresenta novidades em 24 ambientes. A variedade de padrôes, cores e texturas dos produtos e a forma criativa como foram aplicados surpreendem quem passeia pelo evento. Como o papel de parede listrado azul escuro e branco da marca Rasch, com toque semelhante a um tecido, escolhido por Roberto Migotto.  Além de forrar  as paredes, o profissional estendeu sua aplicação para o teto—e ficou lindo!  Vale observar os úlçtimos lançamentos das marcas Osborne&Little e Wallquest ( estes assinados pelo designer Carl Robinson) no espaço Loft Urbano das arquitetas da In House Designers e da nova representação da Orlean, a Sahco,  no Hall de Entrada de Beatriz Dutra e André Caricio, com textura e semelhança com pedras rústicas.  Já Olegário de Sá e Gilberto Clone criaram um ambiente com inspiração inglesa e combinam estampas de papéis de parede com as dos tecidos da marca Prestigious  Textiles.

 O antiquário carioca Arnaldo Danemberg acredita no “intercâmbio de informação, estética e bom gosto” e portanto já vem fornecendo móveis e itens de decoração a arquitetos parceiros em mostras paulistas. Mas este ano, incrementou sua presença em Casa Cor  e, além do Living da Paola Ribeiro, está na Cozinha e Copa de Marina Linhares, no Home Office e Ambiente Gourmet de Dado Castello Branco, no espaço Deca de Sig Bergamin.


AD na Copa de Marina Linhares